MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Opinião

Escola que encanta

Publicada em 04/12/2017

A escola deve ser um lugar em que a criança e o adolescente gostem de estar. Um espaço para se sentir bem. Porém, a escola ainda é tradicional e continua sendo o lugar onde o estudante está, muitas vezes, por obrigação.

Partindo desse princípio, buscamos incentivar os professores e a comunidade escolar a fazer diferente, utilizando-se da criatividade para encantar. Mesmo que para alguns seja difícil preparar propostas interessantes, a prática ensina que com uma equipe unida, muito estímulo e apoio institucional é possível transformar o ambiente escolar.

Durante o Meu Bairro Melhor no São Bernardo tive a oportunidade de acompanhar as atividades promovidas pela Escola José de Abreu. Criatividade e arte, com música e dança, inspiradas no circo encantaram quem esteve lá assistindo. A integração comunitária, mexendo com os sentidos e envolvendo os alunos, está fazendo toda a diferença na vida daquelas crianças. O trabalho realizado pela diretora Silvana Raquel Gonçalves transforma.

A secretária de Educação, Adriana Lara, ao incrementar essa nova política educacional, baseada em três eixos, está transformando vidas e oferecendo novas perspectivas. Os três eixos são: integração com a família, sustentabilidade e melhoria na qualidade de ensino.

A intenção é integrar família e escola, é valorizar o local com destaque para o meio ambiente, enviando de volta ao lar a cultura do plantio e da alimentação saudável contando com a participação de todos.

Adriana confia, e também tenho esse mesmo pensamento, que estamos no caminho certo para a verdadeira transformação da Educação em Bagé, melhorando a qualidade de ensino. A união família-escola a partir das práticas pedagógicas aliadas à cultura, ao bem-estar e bem viver, só pode proporcionar um resultado consagrador, de reintegração familiar, em que o amor e atenção às crianças sejam as verdadeiras molas propulsoras de um futuro melhor.

Embora a arte ainda não seja uma constante na rede municipal, as ações incentivadas pelo nosso governo levam a esse objetivo. A edição do livro escrito pelos estudantes, a organização de um coral, os movimentos de dança, a exposição de artes visuais, tudo isso conduz pelo caminho que queremos traçar na Educação.

Porém, não chegaremos ao resultado pretendido, se não houver a integração da família como um complemento essencial nessa busca. A família é o início e é o meio. É com ela que conseguimos a força necessária para continuar em frente; alimentamos nossa alma; compreendemos nosso existir e não nos falta vitalidade.

Estou muito feliz com o trabalho realizado na Educação Municipal. Tenho certeza que faremos mais pela qualidade do ensino e tornaremos realidade uma nova escola com o protagonismo da família ao lado do estudante e dos professores, porque um e outro são indivisíveis, e só aprendendo a estar próximos ganharemos a atenção e o amor que os estudantes tanto necessitam.

Parabéns aos envolvidos nesse trabalho transformador, às professoras e diretoras com essa visão e comprometimento. Escola é para encantar.  

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br