ANO: 25 | Nº: 6384
05/12/2017 Cidade

Comdema e OAB realizam seminário para debater uso de herbicida

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Bagé realizam, amanhã, um seminário regional para debater o uso do herbicida 2,4- D, utilizado nas lavouras para o controle de plantas daninhas. O encontro acontece no salão nobre da prefeitura, a partir das 13h30min.
De acordo com o coordenador da comissão de Meio Ambiente da OAB e vice-presidente do Comdema, João Luiz Pires Bettervide, o tema do seminário (O uso do herbicida 2,4-D na região da Campanha gaúcha e seus impactos ambientais: Saúde pública, sócio-econômica e jurídica) foi escolhido por haver vários relatos e constatações de prejuízos no setor agropecuário em virtude da utilização deste produto.
Bettevide salienta que haverá duas mesas redondas, uma para abordar os aspectos técnicos e outra para os legais e jurídicos. A doutora Fabiana Lamego fará a explanação sobre a aplicação, objetivos e consequências do uso do 2,4-D e a estudante de Engenharia Ambiental Mariana Fernandes Pereira irá apresentar a caracterização do herbicida e os impactos ambientais na saúde humana e animal.
Os aspectos jurídicos, marco legal e normatização de uso e aplicação do produto serão apresentados por um advogado da OAB - subseção Bagé, e, logo após, haverá a participação do presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, e do presidente da federação das cooperativas vitivinícolas do Rio Grande do Sul, Helio Marchioro.
Após as explanações haverá um espaço para perguntas, discussões, manifestações e posicionamentos pessoais e institucionais dos participantes. Também será formada uma comissão para elaborar um documento sobre o debate e encaminhar para os órgãos ambientais. O evento encerra às 17h.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...