MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Mês decisivo

Publicada em 05/12/2017

Dezembro será de decisão para o setor carbonífero. O futuro das usinas termelétricas pode ser definido dentro de duas semanas, através do leilão de energia do governo federal. O certame interessa a região. O projeto da empresa Ouro Negro, previsto para o município de Pedras Altas, com perspectiva de consumir o insumo produzido pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM), na cidade de Candiota, só pode ser viabilizado por meio desse processo. Mas se o êxito depender de vontade política, o desafio será ainda maior.
O Palácio do Planalto comemora o fechamento da Fase B do complexo administrado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), empresa do grupo Eletrobras, como um trunfo ambiental. A preocupação do governo com o setor parece estar associada à perspectiva da redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa. Fica difícil, diante desse cenário, avaliar o destino de empreendimentos avaliados em bilhões de dólares. A discussão, antes centrada na questão tecnológica, agora volta ao primeiro estágio, com novas dúvidas sobre o papel das termelétricas para a matriz nacional.
O precedente não é positivo. Não houve avanço, no terreno político, desde que julho, quando o Congresso Nacional manteve o veto ao programa de modernização de usinas termelétricas a carvão. A medida havia sido criada para beneficiar unidades novas, que podem ser implantadas entre 2023 e 2027. Como contrapartida, previa o emprego de tecnologias que reduzissem em, no mínimo, 10% a emissão de gases do efeito estufa. A definição de regras claras é fundamental para garantir segurança aos investidores. Neste contexto, o próximo leilão servirá de termômetro para medirmos o clima de todo o setor.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br