ANO: 25 | Nº: 6236

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
08/12/2017 Caderno Ellas

Clássicos da moda: camiseta Breton ou Saint James (Por Janine Pinto)

Foto: Reprodução JM

Existem poucas marcas realmente históricas como a Saint James, possível inventora de uma das camisetas listradas mais famosas na história da moda! A fábrica original foi construída em 1850, na tranquila cidadezinha litorânea de St. James, no norte da França. A cidade é, até hoje, a sede da marca homônima.

Essa é a história de como a Saint James acabou criando, há mais de um século, duas peças náuticas definitivas e transformou a camiseta listrada em um símbolo francês. O projeto original tinha 21 faixas, uma para cada uma das vitórias de Napoleão Bonaparte.

O design simples e sua eficácia a tornaram uma daquelas raras peças clássicas que resistiram ano após ano, sem passar por grandes modificações.

A listra da França tem sua origem na região do país que era conhecida como Bretanha. Os navegantes locais utilizavam em suas camisas as listras da bandeira, provavelmente para facilitar a sua identificação. Por isso o nome Breton/Bretã.

Coco Chanel se inspirou, durante uma visita à costa norte da França, e colocou a peça no guarda-roupa feminino. Mais tarde, nos anos 70, viraram um símbolo “preppy”, ao ser adotado pelos estudantes das universidades da elite americana.

Tão básica como um blazer preto e um jeans skinny, a camiseta listrada carrega o trunfo da versatilidade. E ela é usada por celebridades, artistas, estrelas de cinema e meninas modernas com referências de styling que mudam ao longo dos tempos.

De Pablo Picasso a Coco Chanel, passando por Kate Moss e James Dean, as listras Breton funcionam para várias personalidades, incluindo as amantes do street style.

Se não tem, vá correndo comprar a sua, existem de diversas marcas e de todos os preços.

 

Dicas

* Para quem tem pouco seio essa estampa se torna uma boa aliada, por conta do volume que as listras um pouco mais largas proporcionam.

* Para quem tem seios grandes a dica é: escolha as blusas com listras mais finas e dê preferência pelas de fundo mais escuro para não aumentar o volume. Use com uma sobreposição de colete escuro ou blazer.

* Em combinações que fujam um pouco do universo francês, trazendo elementos do grunge (como camisa xadrez), boho (como bijoux de pedras e cristais) ou étnico (como estampas orientais), trazem uma leitura mais moderna à peça clássica.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...