Cidade
Projeto capacita 77 professores da rede municipal de ensino
Na noite de quarta-feira, 77 docentes da rede municipal de ensino participaram da solenidade de conclusão da capacitação do Educonex@o, projeto promovido pelo Instituto Net Claro Embratel e pelo Instituto Crescer, que chegou até Bagé por uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed).
Bagé foi a única cidade do Rio Grande do Sul contemplada com o projeto neste ano, de acordo com a titular da pasta, Adriana Lara. "Foram 80 horas de capacitação dos docentes da rede, que estão se qualificando para aplicar estes conhecimentos em sala de aula, o que destaca ainda mais a qualidade do ensino oferecido paras os nossos alunos", relata.
A proposta capacita professores para utilização das tecnologias digitais nas escolas e buscar novas estratégias de ensino, gerando assim, novas maneiras de ensinar e aprender. Integra uma série de projetos da área de responsabilidade social das operadoras e também prevê a doação de pontos de internet banda larga e TV por assinatura para as escolas da rede municipal da cidade, que serão instalados conforme viabilidade técnica de cada endereço.
Em Bagé, são 23 escolas de Educação Infantil, Fundamental e Técnica que estão aptas para o funcionamento do Educonex@o. Foram escolhidas, segundo a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da secretaria, Ana Paula Mesck, conforme o mapeamento de cabos, definido pela empresa. "A instalação e infraestrutura já foram feitas neste ano. Agora, com a conclusão da formação, os professores já estão planejando as atividades que serão desenvolvidas no próximo ano letivo. Porém, muitos já estão aplicando o que aprenderam", conta.
Os professores tiveram a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias digitais em práticas pedagógicas, em quatro módulos, de dois encontros cada, totalizando uma carga horária de 80 horas (32h presenciais, 4h de palestras e 44h de interações online). Algumas das atividades que devem ser desenvolvidas envolvem o uso de filmes, games, redes sociais e uso de plataformas diversas.