MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp conclui planos diretores de Candiota e Hulha Negra

Publicada em 08/12/2017
Urcamp conclui planos diretores de Candiota e Hulha Negra | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Virgínia Dreux representou reitoria no ato de entrega

Os Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) dos municípios de Candiota e Hulha Negra foram entregues nesta semana aos prefeitos das duas cidades. O trabalho desenvolvido por profissionais, professores e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) ocorreu por meio de uma parceria com as prefeituras e a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), financiadora da iniciativa.
O grupo de trabalho denominado Núcleo de Desenvolvimento de Estudos Urbanos e Ambientais (Nedua) foi constituído por 19 integrantes, com coordenação do arquiteto e urbanista e vice--presidente da Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp), Leonardo Castilho, além das supervisões da pró-reitora acadêmica, Virgínia Paiva Dreux, e pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Elisabeth Drumm.
Castilho destaca que o trabalho iniciou em 10 de maio de 2016. O plano de Hulha Negra foi concluído no dia 30 de outubro deste ano. Um mês depois, o grupo concluiu o da cidade de Candiota. Para o professor, a experiência foi muito válida e a aplicação prática propicia o que, muitas vezes na teoria, não tem condições de desenvolver. “É um aprendizado difícil de mensurar. A vivência junto à comunidade, o que aprendemos, a troca de experiências dos profissionais dos municípios com professores e alunos da instituição”, comenta.
O profissional explica que o Plano Diretor é uma projeção para que a cidade se comporte em determinada maneira ao decorrer do tempo. “Apontar os problemas e conduzi-los para uma melhor solução. Tentar potencializar lugares que entendemos que tem futuro em determinadas áreas e reduzir conflitos”, detalha.
Para a execução do trabalho, o núcleo se reuniu semanalmente, nas quartas e sextas-feiras, para discutir o andamento do processo. O aprendizado com as comunidades foi um marco. O docente Francisco Lucas (Chico) revela que, apesar de ser um técnico na área, é um tema que não é trabalhado diariamente. “Foi um aprendizado com as comunidades sabendo levar os anseios”, diz.

Elaboração
Os planos foram estruturados em quatro fases, sendo a primeira a mobilização da comunidade e dos gestores (prefeituras e Urcamp) para a formação do grupo de trabalho. Já a segunda fase foi direcionada para um levantamento de leituras das realidades urbanas e rurais dos municípios, onde envolveu cinco temas: história, cultura e patrimônio; urbano; rural e ambiental; econômico e social e jurídico. Com os dados foi realizada a primeira audiência pública, onde o grupo apresentou o cenário atual das duas cidades.
A terceira etapa do plano foi marcada por um estudo entre o Núcleo e uma equipe de profissionais ligados às áreas dos temas, nomeados de ambas as cidades. Os participantes se reuniram e analisaram os dados da realidade, o que resultou em um modelo de proposta urbano e rural para o planejamento e o desenvolvimento dos municípios. “Essa ferramenta foi apresentada na segunda audiência pública para a comunidade e após as equipes se reuniram e transformaram os modelos urbanos e rurais em um projeto de lei, finalizando a quarta etapa do processo. Essa minuta de projeto e relação do material levantado em todas as fases foi entregue aos dois prefeitos para envio à Câmara a fim de aprovação e após homologação pelo Executivo”, acrescenta Leonardo Castilho.


Tecnologia
O trabalho resultou, também, num sistema de informação geográfico. Todo o material está num banco de dados “Geo Referencial”, que vai servir como uma ferramenta de apoio ao planejamento dos municípios.


Entenda
A elaboração dos planos foi um compromisso assumido pela UTE Pampa Sul e pela Engie como uma das condicionantes para obtenção da Licença de Instalação (LI) da Usina junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Esperamos que todo o trabalho desenvolvido sirva para o desenvolvimento futuro das cidades de Candiota e Hulha Negra. Agradecemos a comunidade e as equipes das prefeituras que sempre nos auxiliaram e estiveram presentes durante o trabalho, além de agradecer todo o empenho da Urcamp em desenvolver um estudo tão bem elaborado e bem feito como esse. Por fim, desejamos que os Planos Diretores venham para contribuir com dinamismo para o progresso futuro de todas as duas municipalidades”, destaca o gerente socioambiental da UTE Pampa, Hugo Roger Stamm.

A inserção acadêmica - BOX
O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Renan Rosso, 24 anos, participou de todo o trabalho do núcleo. Para o jovem foi uma oportunidade para conhecer a legislação, a interação com a comunidade e professores. “Um aprendizado enorme”, declara. Já Mariana Hoesel Scherer, 27 anos, que fez parte do grupo é egressa da Urcamp e contribuiu muito para a coleta de dados de Hulha Negra, pois seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre o município. A pesquisa da profissional serviu como fonte para o desenvolvimento do plano diretor. Mariana afirma que sua atuação foi uma grande experiência. “Muito importante para o crescimento pessoal e profissional”.
A pró-reitora acadêmica conta que a instituição foi procurada pela Engie para elaboração dos planos e verificar quais metodologias que a universidade utilizava. Com a experiência já vivenciada nesse processo pelos professores em Dom Pedrito e, também, em Bagé, onde a universidade atuou como consultora na elaboração da proposta, foi firmado um convênio entre a instituição e a financiadora do projeto.
Virgínia ainda relata que a formação do grupo foi multidisciplinar, envolvendo várias áreas e acadêmicos. “Foi de extrema satisfação, pois cumprimos com o nosso papel de instituição comunitária, além de incentivo à iniciação científica e prática aliada à sala de aula. Os alunos ficaram totalmente satisfeitos”, frisa. A pró-reitora diz que é gratificante ver a satisfação da Engie com a instituição. “Um compromisso que a reitora Lia Quintana assumiu com a empresa e os dois municípios, no qual cumprimos integralmente com o cronograma dos planos”.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br