MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Duas empresas encaminham processos para instalação no Distrito Industrial

Publicada em 11/12/2017
Duas empresas encaminham processos para instalação no Distrito Industrial | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estado está comercializando lotes

O Distrito Industrial de Bagé pode receber novos investidores. De acordo com o diretor do Departamento de Ações e Programas Especiais (Dape) da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Lucídio Ávila, duas empresas procuraram a pasta e apresentaram a carta para se instalar no local. Ele lembra que os espaços serão comercializados a R$ 19.408,11 o hectare, podendo a empresa interessada pagar 10% do investimento, parcelando o restante em até 30 vezes.
O Distrito conta com 67,5 hectares. Destes, 17,2 já estão ocupados por quatro empresas (Marfrig, Lactalis, Agropic e Curtume de Bagé), ocupando cerca de 25% da área. O diretor do Dape argumenta que após a entrega da carta consulta, os documentos passarão pelo Grupo de Análise Técnica da secretaria e será assinado um contrato preliminar de reserva de área. Após, a empresa tem oito meses para apresentar todos os projetos. O empreendedor terá dois anos depois da aprovação da proposta, pelo governo do Estado, para concluir a obra.
O diretor ainda informa que por quatro anos a empresa não poderá vender nem transferir sem a autorização do Estado. Segundo ele as áreas são geridas diretamente pela secretaria estadual e a Prefeitura de Bagé entra como parceira, facilitando e auxiliando para o encaminhamento das empresas ao departamento.


Expansão
A Prefeitura de Bagé busca alternativas para transformar o Distrito em uma zona regional de processamento de matéria-prima. O programa Empreende Bagé foi lançado pelo município em junho, visando incentivar e apoiar a instalação de novos empreendimentos. Inicialmente, a proposta teve a adesão de 31 empresas.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, os empreendimentos são ligados a diversos ramos, como indústria moveleira, de azeite, glóbulos inertes, tecnologia da informação, mineradora, beneficiamento e transformação de produtos agrícolas (rações e grãos), artefatos de concreto, produtos de higiene e limpeza, cosméticos e produtos de beleza, equipamentos de energia solar e setor metal-mecânico.
Pereira informa que 10 empresas estão buscando documentação para apresentar ao governo do Estado. Além disso, o secretário ressalta que a prefeitura está articulando junto à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia a realização de obras de infraestrutura na área. “Queremos que sejam criados atrativos necessários para a ocupação”, salienta.


Estrutura
O Distrito Industrial foi criado no final da década de 1970 e permaneceu ocioso por longo tempo. Somente em 2007, quando Pereira foi vice-prefeito, foi implantado, na área, a Perdigão/Elegê, que foi transformada em BRF Foods, em 2012, e, em 2015, foi adquirida pela multinacional francesa Lactalis. Ele ressalta que a secretaria projeta ampliar o percentual da Indústria no Valor Agregado Bruto (VAB) e no Produto Interno Bruto (PIB), que hoje gira em torno de 13%.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br