ANO: 26 | Nº: 6495
12/12/2017 Cidade

Agência de profissional bajeense receberá prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Foto: Divulgação

Silvia e Santi coordenaram reportagens
Silvia e Santi coordenaram reportagens

Liderada pela jornalista bajeense Silvia Lisboa, 38 anos, junto ao marido, Alexandre de Santi, 37 anos, a Agência Fronteira, de Porto Alegre, será premiada no 34º prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. O evento acontecerá hoje, às 20h, na sede do Conselho Seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).

A empresa conquistou o segundo lugar na categoria “Grande Reportagem (livro)” pelo trabalho realizado no dossiê "Superinteressante - Nazismo no Brasil”, publicado no mês de outubro, pela editora Abril.  

Conforme Silvia, a pauta foi encomendada pela editoria da revista. O trabalho, realizado entre julho e setembro, rendeu uma publicação de 68 páginas, divididas em três seções.

A primeira parte conta a história da Segunda Guerra Mundial e o posicionamento do Brasil durante o período. Em seguida, a publicação conta os relatos pós-guerra de nazistas refugiados em território brasileiro. Por fim, a revista é fechada com a temática do neonazismo e a cultura nazista no país.

Nascida em Bagé, Silvia conta que viveu a maior parte de sua vida fora da Rainha da Fronteira. Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no final de 2001, a jornalista participou da repórter da Zero Hora até 2010, quando saiu para se dedicar ao seu mestrado em Comunicação.

Em meio à vida acadêmica, Silvia e o marido fundaram a Agência Fronteira em 2011. No mesmo ano, firmaram parceria com a Superinteressante, sendo este o décimo projeto de dossiê realizado pela equipe. Atualmente, além de ser a editora da agência, a jornalista também é doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS.

Direitos Humanos do Jornalismo

O concurso nacional é promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), que desde 1984 escolhem os melhores trabalhos sobre o tema. Este é o terceiro ano em que a agência vence a premiação.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...