MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Daeb ainda não cogita racionamento

Publicada em 12/12/2017
Daeb ainda não cogita racionamento | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sanga Rasa está 1,4 metro abaixo do nível

Mesmo com a baixa precipitação prevista para os próximos meses, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) ainda não está cogitando racionamento para o período de verão. A barragem da Sanga Rasa, que tem 12 metros úteis de utilização, está com 1,4 metro abaixo do nível. A do Piraí está com 0,50 centímetros e a emergencial com 0,40 centímetros abaixo do nível.
Conforme o engenheiro químico e diretor da Estação de Tratamento de Água (ETA), Maiquel Santos Vieira, este mês a chuva chegou a 5,3 milímetros, em novembro foi 25,8 milímetros e em outubro choveu 265,2 milímetros. “A previsão é que volte a chover apenas no dia 24 de dezembro, e, com o aumento da temperatura e consumo, devemos começar a sentir os impactos”, salienta.
O Daeb vem enfrentando problemas com a falta de chuva e com as algas. Segundo o engenheiro, o departamento está realizando o tratamento e tentando amenizar o sabor e odor provocados pela proliferação. “A Sanga Rasa é a mais afetada com o problema”, conta.
Vieira informa que a autarquia procura gerir a vazão de água à noite, para evitar o desperdício. Ele destaca que os picos mais expressivos passam de 32 metros cúbicos para 36 metros cúbicos, havendo uma diminuição da Sanga Rasa, que é o principal reservatório do município. “O nível de alerta para iniciar um racionamento é de quatro a seis metros”, disse.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br