MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Para ampliar a segurança

Publicada em 13/12/2017

O sistema online que amplia a agilidade sobre a movimentação de resíduos, lançado pelo governo do Estado, na terça-feira, permite novo formato de controle de cargas. Geradores, transportadores e destinadores dos materiais deverão, agora, declarar todas as informações sobre o deslocamento das cargas no site da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Do ponto de vista burocrático, a medida representa o fim do talonário e da cobrança de taxas. Sob a ótica social, falamos de avanço na segurança.
As estatísticas atestam a importância das mudanças. Entre 2014 e 2016, de acordo com a Fepam, foram geradas mais de 290 mil toneladas de resíduos industriais perigosos. Este volume, aliás, circulou pelas estradas gaúchas durante o período. Ainda de acordo com dados oficiais, são geradas, por ano, uma média de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Em seu cadastro, a Fepam registra mais de 3,5 mil empreendimentos ativos, entre geradores e centrais de recebimento, que ainda usam talonário de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). Mas a alteração representa mais do que o fim da burocracia.
A Fepam, basicamente, poderá monitorar todas as cargas em tempo real. Surge um contexto de controle ambiental que inclui todas as etapas do processo, da geração à destinação final dos resíduos industriais, de hospitais, sólidos urbanos e de esgotamento sanitário. Será possível, por exemplo, verificar, de maneira instantânea, se as cargas foram destinadas a locais devidamente licenciados. O modelo virtual representa um novo passo no sentido da transparência na gestão de um setor fundamental.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br