MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Plano de mobilidade deve ser votado em sessões extraordinárias

Publicada em 13/12/2017
Plano de mobilidade deve ser votado em sessões extraordinárias | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estacionamento oblíquo pode ser revisado através do novo planejamento

Aprovado pelas comissões técnicas da Câmara de Bagé, o projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Mobilidade Urbana e institui o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana do Município deve ser votado, em caráter conclusivo, até o final do ano. O presidente da Casa, vereador Edimar Fagundes, do PRB, adianta que uma agenda de sessões extraordinárias será convocada nos próximos dias. A data das votações não foi definida. Elas podem ocorrer antes ou depois do recesso parlamentar, que inicia no dia 22.
O prazo para aprovação do plano encerra em abril de 2018. A data precisa ser respeitada para que o município possa pleitear recursos federais destinados a projetos de infraestrutura urbana. O planejamento avaliado pela Câmara prevê a complementação do Anel Rodoviário no setor Leste e Norte, a criação de novas perimetrais no setor Leste (para orientar o processo de expansão urbana nos futuros loteamentos), a criação de um corredor de cargas e a criação de um novo acesso ao centro da cidade pela BR-153.
O plano determina, ainda, a adoção de medidas para restringir a circulação de carga em espaços centrais (principalmente no centro histórico), delimitando a tonelagem máxima admitida, estabelecendo horários, criando rotas especiais para as cargas fora do perímetro urbano consolidado e uma área para a instalação de um Porto Seco. Projetando uma frota que pode chegar a 86.572 veículos em 2021, a proposta elenca alternativas de engenharia de tráfego para aumentar a capacidade viária.


Demandas

O estudo realizado para elaboração do plano demonstra que os movimentos majoritários no âmbito da área central ocorrem no sentido norte-sul (envolvendo as ruas General Osório e João Telles). Ocorre que ambas as vias já se encontram em estágio de saturação. A análise revela, ainda, que a avenida Sete de Setembro apresenta 75% de sua capacidade esgotada e que o transporte coletivo atinge um máximo de 33 veículos/hora na rua Juvêncio Lemos, 24 veículos/hora na rua João Teles e 20 veículos/hora na General Osório.
Como alternativas, o plano estabelece a criação de eixos preferenciais de circulação, a definição de binários de tráfego, a revisão de estacionamentos (principalmente os oblíquos), e restrição de conversões à esquerda e retornos e a melhoria nas condições dos pavimentos. O desenvolvimento de ciclovias no centro da cidade também é destacado. As estruturas podem ser estabelecidas junto aos canteiros centrais das principais avenidas.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br