MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Tratamento fora de domicílio funciona normalmente em Bagé

Publicada em 13/12/2017

Em setembro, o  secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, anunciou que o governo do Estado poderia inviabilizar o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) ao adequar algumas diretrizes do serviço. Na época, uma comitiva foi montada para tentar reverter a situação, mas até agora não houve retorno. Enquanto isso, o serviço segue sendo realizado normalmente.
O TFD hoje é responsabilidade tripartite: o governo federal repassa ao Estado parte do valor, que encaminha o recurso para o município. A gestão municipal complementa com cerca de R$ 200 mil mensais para cobrir as despesas de TFD. Contudo, a partir da minuta da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), a responsabilidade de manutenção do serviço passaria a ser exclusivamente do município, o que inviabilizaria o serviço, que tem média de custo de R$ 400 mil por mês.
Em outubro, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho, reunindo representantes do Estado, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) e da prefeitura, para discutir as novas diretrizes do serviço e apresentar uma proposta alternativa em, no máximo, 30 dias, com a intenção de evitar o corte de repasses.
O governo do Estado ainda não deu retorno sobre a pauta. O prazo previsto para análise do governo era até 10 de novembro, a princípio, mas acabou sendo adiado para o dia 24 do mesmo mês. Ainda assim, apenas silêncio por parte do governo do Estado.
O assessor de Saúde do setor de Tecnologia e Informação da secretaria, Márcio da Costa Mello, explica que enquanto não houver retorno sobre a proposta encaminhada, o serviço segue funcionando normalmente, transportando os pacientes até a cidade em que realizam tratamento de saúde.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br