MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso de análise sensorial fomenta cultura do azeite de oliva na região

Publicada em 14/12/2017
Curso de análise sensorial fomenta cultura do azeite de oliva na região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Coutinho realiza pesquisas desde 2004

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa Clima Temperado, a Universidade Federal da Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Azeites do Pampa e Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizaram, na noite de terça-feira, o curso de sensibilização sobre a qualidade do azeite de oliva. O evento foi realizado no Espaço Villa Toscana e contou com a participação de proprietários de restaurantes, formadores de opinião e apreciadores do produto.
De acordo com o engenheiro-agrônomo e auditor federal do Mapa, Ricardo Furtado, esta foi a quarta edição do curso em Bagé. Sua palestra iniciou com uma abordagem contando a história do azeite de oliva, os mitos e verdades sobre o produto.
O técnico da Embrapa Clima Temperado, Enilton Coutinho, que realiza pesquisas desde 2004, salientou os aspectos técnicos, pontos de maturação, relação com a qualidade do azeite e métodos de colheita. Coutinho disse que há 70 tipos diferentes de oliveira na região. Também enfatizou que no próximo ano serão apresentadas as primeiras variedades genuinamente brasileiras e uma delas produzida na região da Campanha. “Quando iniciamos as pesquisas, eram consumidos 150 mililitros por habitante ao ano. Agora o consumo é de cerca de 400 mililitros”, lembrou.
A professora do curso de gastronomia da UFCSPA, Isabel Casper, tratou sobre o uso do azeite na alimentação e a harmonização do produto com os pratos. A pesquisadora auxiliou na identificação do bom azeite e relatou que mais de 80% dos produtos disponíveis no mercado nacional não são extravirgens.
O professor e pesquisador da UFCSPA, Juliano Garavaglia, auxiliou na análise sensorial. Ele mostrou a diferença entre o extravirgem, virgem e lampante apresentando a qualificação de cada produto. “O lampante é um azeite de baixa qualidade, que não deve ser consumido por ter gosto ruim”, disse.
Conforme a engenheira-agrônoma e auditora fiscal agropecuária do Mapa, Rita Vaz de Souza, a cada edição o ministério busca parcerias para a realização do evento, que visa educar para o consumo do produto no Brasil. Devido ao aumento da produção, muitas empresas estão adulterando o azeite. A intenção é que a região inicie com um produto diferenciado e de qualidade.
De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia da Urcamp, Eliana Valente Silveira, a universidade tem um hectare de oliveira plantado no campus rural. A plantação está no segundo ano e integra o projeto Olivais do Pampa. “Iremos beneficiar o produto na fábrica Azeites do Pampa. Terá o nome da universidade no rótulo”, adiantou.
No próximo ano, a universidade irá oferecer o curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. O professor da Urcamp, Guilherme Cassão apresentou, durante o evento, um projeto sobre a avaliação físico, bioquímica e bioativa do fruto do bioma Pampa. Ele mostrou as potencialidades e como a oliveira irá contribuir para o desenvolvimento regional, para a universidade e a população.
Para a reitora da Urcamp, Lia Quintana, a parceria para a realização do curso é fundamental para o desenvolvimento local e também para apresentar os cursos da universidade. A instituição foi responsável pelo coffee break servido no evento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br