MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Definida carteira de projetos para alavancar desenvolvimento na região

Publicada em 14/12/2017
Definida carteira de projetos para alavancar desenvolvimento na região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pela manhã, dinâmica de trabalho com grupos discutiu os projetos

A segunda oficina de implantação do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) encerrou nesta quarta-feira, 13, com a discussão de alvos potenciais da região e, também, de projetos que possam ser trabalhados ao longo dos anos. Com condução do diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Carlos Galvão, a estrutura da carteira de projetos começou a ser trabalhada por meio de alguns alvos definidos na primeira oficina, realizada em início do mês de novembro.

A plenária presente no encontro, constituída de representantes de órgãos, associações e entidades dividiu-se em três grupos, onde discutiram e indicaram projetos, apontando prioridades com base na aderência de dados regionais e a avaliação conforme os pontos fortes e fracos da região. Os grupos partiram do princípio dos alvos, sendo eles: agrofamiliar, energia limpa/sistema sustentável, saúde e saneamento, infraestrutura e saneamento.

Após as discussões, os grupos apresentaram os resultados e projetos elencados para definir um alinhamento de prioridades para promover o desenvolvimento regional. Segundo Galvão, com essas decisões o município de Bagé avança na implantação do CDR. “Aceleramos o processo com a primeira agenda concreta e objetiva de ações a desencadear em 2018”, destaca.

 

Resultados

No encerramento dos trabalhos da oficina no período da manhã foi definido um grupo de representantes do poder público e de instituições para definir uma lista de projetos que serão um pontapé inicial para executar o desenvolvimento da região.

A carteira de propostas definida teve como base as discussões dos alvos e diretrizes do Plano Estratégico do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Campanha). Os projetos elencados serão socializados com os convidados e participantes das oficinas, a fim de criar uma hierarquização das propostas, entre alta, média e baixa para dar andamento aos trabalhos a partir de 2018.

Para Galvão, os resultados da oficina foram positivos. “Conseguimos definir uma lista de projetos que agora com os atores locais e regionais irão chancelar o processo”, completou. Após validação iniciam os diálogos para financiar as propostas, por meio de recursos da Capes, Cnpq, entre outros.


Carteira de projetos

- Tecnologia APL (cadeias curtas) - AGROFAMILIAR

- Educação tecnológica - AGROFAMILIAR

- Apoio à criação e à difusão de energias sustentáveis – SISTEMAS SUSTENTÁVEIS

- Tecnologia aplicada sistemas produtivos sustentáveis – SISTEMAS SUSTENTÁVEIS

- Educação ambiental (Bioma Pampa) – SISTEMAS SUSTENTÁVEIS

- Tecnologia e inovação, saúde ocupacional e doenças crônicas – SAÚDE E SANEAMENTO

- Tecnologia de saneamento – SAÚDE E SANEAMENTO

- Ambientes de inovação (Institutos de tecnologia, parques/incubadoras, centro de prototipagem, tecnologia aplicada a infraestrutura) - INFRAESTRUTURA

- Sensibilização da formação empreendedora e inovação (eventos, educação empreendedora, bolsas) - INFRAESTRUTURA

- Tecnologia aplicada a infraestrutura - INFRAESTRUTURA

- Desenvolvimento de roteiros turísticos (patrimônio natural e cultural) - TURISMO

 

Entenda

A iniciativa faz parte de um projeto-piloto da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), por meio do CGEE, que contemplará, inicialmente, apenas quatro cidades do Brasil, sendo Bagé, Brasília, Campina Grande, na Paraíba, e Itapeva, em São Paulo. A implantação do CDR integra a Urcamp, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha) e Ministério da Educação. O projeto visa ter uma agenda de iniciativas das instituições da base técnico-científica no interesse do desenvolvimento das suas regiões.
Além disso, a proposta procura atender objetivos como de aumento da competitividade e sustentabilidade das estruturas sociais e econômicas regionais; da melhor apropriação social dos esforços e formação de recursos humanos e investimentos em educação e ciência, tecnologia e inovação e de resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento que assegurem melhoria de qualidade de vida das populações.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br