MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso de Medicina Veterinária da Urcamp busca apoio para implantação de bloco cirúrgico

Publicada em 15/12/2017
Curso de Medicina Veterinária da Urcamp busca apoio para implantação de bloco cirúrgico | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto irá contar com auxílio da ABCC

O projeto de criação de uma ala cirúrgica equina no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), no campus rural da instituição, está ganhando adesão. Nesta semana, a diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) confirmou o apoio para a implantação. A reunião contou os docentes Eliana Silveira, Luciana Lins, Guilherme Collares e José Pedro Abreu.
Conforme Collares, a ideia do projeto de criação de um bloco cirúrgico é um desejo antigo dos professores. A proposta surgiu quando se depararam com a falta de infraestrutura no atendimento de criadores que levavam seus animais ao hospital.
Collares salienta que muitos alunos se deslocam de outros estados para estudar na Urcamp, por Bagé ser um local importante para a criação do cavalo Crioulo. De acordo com o professor, o bloco cirúrgico equino deve ser construído junto ao hospital veterinário e a intenção é iniciar as obras e ir garantindo o apoio de produtores de Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado e Herval. “Não há, na região, nenhum local especifico para a cirurgia equina”, disse.
Ainda segundo Collares, além dos atendimentos específicos dos alunos, o local poderá ser locado para outros profissionais que necessitem do espaço. “A ABCCC consolidou o apoio no sentido de estimular e incentivar os associados a contribuírem para o empreendimento”, relata. Os principais fatores que motivaram essa iniciativa foram: o cuidado com a saúde animal e o crescente interesse pela raça.
O veterinário, destaca, ainda, a importância de ter uma unidade de tratamento na região. “Quando um animal se fere gravemente ou apresenta alguma enfermidade, o tempo que ele tem de vida é muito curto. As horas contam para o sucesso do tratamento, então esse é o principal benefício que será oferecido. Até por que é inadmissível que um polo tão fomentado como o de Bagé não tenha um hospital atuante para atender a demanda dos criadores”, disse.
Durante a reunião, os idealizadores do projeto reiteraram que o apoio é extremamente importante, uma vez que trará, aos criadores, a segurança de que, em caso de emergência, os equinos terão um espaço capacitado e pronto para atender qualquer demanda de saúde.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br