MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Para a Ceia de Natal

Publicada em 15/12/2017
Para a Ceia de Natal | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Quem sabe a culinária de um chef renomado para receber seus convidados?

Chef Guto Medeiros ensina a preparar uma saborosa torta de bacalhau

 

Nas festas de final de ano, surge aquela vontade de surpreender a família com receitas saborosas nas ceias. Hoje o chef Guto Medeiros, do Mercado Gourmet, ensina a incrível receita de uma torta de bacalhau. É importante caprichar nesta noite especial, pois o Natal representa um dos momentos mais aguardados do ano para muita gente. A mistura de sabores doces e salgados em um único prato é uma das opções, além do incremento de frutas secas e frescas, uva passa e castanhas, que combinam com os temperos aromáticos das carnes assadas que também estão presentes nas casas no dia 25 de dezembro.

 

Um chef em sua casa

A agenda do Mercado Gourmet está cheia de eventos. Uma das opções interessantes do empreendimento é a possibilidade do chef do restaurante, Guto Medeiros, elaborar a recepção dos seus convidados, em sua própria residência ou em um local de sua preferência. Consulte mais informações pelo fone 3242-8211.

 

Ingredientes:

- 250g de lascas de bacalhau dessalgado;

- 300ml de creme de leite fresco;

- 120g de queijo parmesão em pó;

- 120 g de queijo mussarela ralado;

- 6 ramos de alecrim;

- 10 g de pimenta-rosa ou dedo de moça;

- 3 ovos;

- 125g de farinha de trigo;

- 50ml de leite;

- 50ml de azeite extra virgem;

- 15g de fermento em pó;

- 1g de sal de cozinha;

- 1g de pimenta-do-reino moída;

- 1 folha de papel manteiga.

 

Preparo:

1. Coloque um ovo, o leite e o azeite extravirgem na batedeira e comece a bater em intensidade baixa.

2. Adicione a farinha de trigo, metade do parmesão ralado, o sal e a pimenta-do-reino e aumente a intensidade para média, batendo por mais dois minutos.

3. Desligue a batedeira, desgrude a massa e misture o fermento com ajuda de uma espátula pão duro ou de silicone, formando uma bola. Depois passe a massa para uma folha de plástico filme e embrulhe bem.

4. Deixe a massa descansar plastificada em temperatura ambiente.

5. Enquanto isso, em uma panela, despeje o creme de leite fresco, as lascas de bacalhau, metade da pimenta-rosa e debulhe na mistura dois ramos de alecrim, descartando os talos.

6. Cozinhe em fogo médio por 20 minutos. (Aproveite para limpar a(s) pá(s) e o bowl da batedeira, pois vamos reutilizá-los).

7. Pré-aqueça também o forno a 180ºC. Aproveite para abrir um vinho e apreciar o momento enquanto a massa descansa e o bacalhau cozinha no creme. "Sinta o aroma", sugere o chef.

8. Ao término do cozimento do bacalhau, desligue o fogo. Desembrulhe e abra a massa no fundo e nas laterais da forma antiaderente, apertando bem com os dedos.

9. Forre a massa, em seguida, com a folha de papel manteiga e os feijões para fazer peso e impedir que a massa cresça ou desça das laterais.

10. Corte as sobras de papel e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos para pré-assar.

11. Enquanto isso, devolva o bacalhau no creme para a batedeira, adicionando os  dois ovos restantes, a mussarela e o restante do parmesão. Misture em intensidade baixa por  dois minutos, e está pronto o recheio.

12. Após o término do tempo da massa, retire-a do forno com cuidado e preencha a base da torta com o creme de bacalhau. Leve de volta a torta pronta ao forno por mais 20 a 25 minutos. Para verificar se está no ponto, basta conferir se a torta já está levemente dourada por cima e marrom nas bordas.

13. Retire, passe para um prato, decore com o restante da pimenta-rosa e dos ramos de alecrim e sirva ainda quente.

 

Ótimo apetite! 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br