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Ultra Violet a cor de 2018 (Por Janine Pinto)

Publicada em 15/12/2017
Ultra Violet a cor de 2018 (Por Janine Pinto) | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Todo ano é a mesma coisa: chega dezembro e a Pantone anuncia a cor do próximo ano. Porém, você deve se perguntar, como essas cores são escolhidas? E, mais importante, quem define qual o tom que será o destaque do ano?

As cores do ano começaram a ser definidas a partir de 1999, sendo o primeiro tom – para o primeiro ano do novo milênio – o azul cerúleo. Desde então, anualmente, a empresa reúne uma junta de profissionais de vários setores, e não só de moda, que definem a cor seguinte. A prioridade máxima é eleger um tom que defina os problemas e as vitórias do momento.

Pantone revelou a cor de 2018: o "Ultra Violet" (18-3838), ou ultravioleta, em português. O tom púrpura substitui o verde "Greenery", escolhido para 2017, e trata-se de um roxo ligeiramente azulado com um toque mais acinzentado que deixa a cor mais opaca.

"Complexa e contemplativa, Ultra Violet sugere o mistério dos cosmos, a vontade de saber o que está adiante e as descobertas além do que somos agora. O vasto e sem limites céu da noite é um símbolo do que é possível e continua a inspirar o desejo de conquistar um mundo além do nosso", escreveu a marca em seu site oficial.

De acordo com a diretora-executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, a cor foi eleita por “comunicar originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário”.

O comunicado oficial da marca ainda salientou a importância da cor na cultura do século XX.

"Roxos enigmáticos também são, há muito tempo, um símbolo da contracultura, não convencional idade e maestria artística. Músicos como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons de Ultra Violet para a linha de frente da cultura pop ocidental como uma forma de expressão de individualidade. Cheia de nuances e emoção, a profundidade da Pantone 18-3838 Ultra Violet simboliza a experimentação e não conformidade, indivíduos com estímulo para imaginar suas marcas únicas no mundo e de quebrar barreiras por meio da expressão de criatividade".

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