MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aceguá vive expectativa pelo início da obra binacional de saneamento

Publicada em 16/12/2017
Aceguá vive expectativa pelo início da obra binacional de saneamento | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto prevê saneamento para 100% das residências

O Projeto Binacional de Saneamento Urbano Integrado Aceguá, do lado brasileiro, deve iniciar em abril de 2018, com recurso do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). A estimativa, de acordo com o prefeito Gerhard Martens (doutor Geraldo), do PSDB, é que a primeira parcela do empreendimento seja depositada ainda em janeiro.

A obra será realizada pelo Focem, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Prefeitura de Aceguá e Obras Sanitárias del Estado (OSE) do Uruguai. O Focem dará um aporte de 5,7 milhões de dólares e o restante, 1,9 milhão de dólares, será custeado em contrapartida pela Corsan e OSE.
Segundo o prefeito, alguns entraves, como o processo de desapropriação das áreas que irão abrigar uma das estações de tratamento e a dívida do Brasil com o fundo, já foram solucionados. Martens salienta que o edital para a contratação da empresa que irá realizar o empreendimento deve ser lançado até o final do mês. A construção já possui licença de instalação liberada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
No Uruguai, a obra iniciou em agosto. O trabalho está adiantado e a previsão é de que encerre em dois anos. O projeto abrange nove quilômetros de rede de coleta, distribuição e tratamento, que irá beneficiar cerca de 2,5 mil pessoas, englobando 100% das residências da sede do município. A obra no lado uruguaio será realizada em 50 quadras e está empregando cerca de 60 pessoas.
O Projeto Binacional de Saneamento Urbano Integrado foi apresentado ao Focem, em 2012, na primeira gestão de Martens, e teve o convênio assinado em 2013, pelo ex-prefeito Júlio Pintos, do PMDB. A obra foi aprovada em 2013. Dois anos depois, foi liberada a licença pela Fepam. Em julho de 2016, a Corsan realizou um processo licitatório para compra de materiais, que foi cancelado pelo Focem. No início deste ano, a prefeitura cedeu o uso de uma área pública do município de Aceguá para a Corsan, onde deve ser construída uma estação de bombeamento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br