ANO: 26 | Nº: 6575

Rochele Barbosa

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Jornalista formada pela Universidade da Região da Campanha. Responsável pela produção e reportagem do caderno de Saúde do Jornal MINUANO
18/12/2017 Caderno Minuano Saúde

Capa - O verão e as crianças

Foto: Divulgação

Alimentação saudável
Alimentação saudável

Com a chegada do verão, as crianças ficam empolgadas por causa dos dias mais quentes e longos, que permitem aproveitar mais as praças, campos, praias e piscinas nas férias. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para poder desfrutar desse período sem complicações.

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso de filtro solar deve ser com fator de proteção 25 ou mais. A proteção é recomendada para crianças a partir dos seis meses. Em janeiro e fevereiro, os moradores de diversas localidades do País sofrem com o calor acima do normal, mesmo para o verão. 

Fazer passeios ao ar livre, portanto, tornou-se programa quase obrigatório, porém antes de aproveitar as atividades, alguns cuidados são necessários, principalmente com as crianças.

Nesta edição, a médica pediatra Priscila Vargas dá dicas de proteção e cuidados na estação mais quente do ano.

 

Cuidados e proteção

A médica Priscila informa que a alimentação nesta estação deve ser leve e nutritiva. “É importante tentar manter a rotina na hora das refeições, para que as crianças sintam fome nos horários corretos. Alimentos ricos em água como frutas são muito bem-vindos, além de serem ricos em vários nutrientes. A frutose presente nesses alimentos é uma ótima fonte de energia para poderem brincar livremente. Vale em forma de frutas picadas, vitaminas, sucos refrescantes ou até picolés caseiros”, enumera a pediatra.

Leite e derivados também são ótimas opções, pois são ricos em água, vitaminas e minerais, principalmente cálcio, garante a profissional. “Outra ótima opção são os iogurtes, por serem refrescantes e geralmente bem aceitos. Leite e derivados devem ser oferecidos com intervalo mínimo de duas horas após almoço e jantar, para que o cálcio não interfira na absorção do ferro presente nos alimentos dessas refeições. Para as crianças com dieta restrita em leite e derivados, uma boa opção são os sucos e iogurtes à base de soja”, completa.

As principais refeições devem conter verduras, legumes, carnes, arroz ou massa e feijão. Estes alimentos são essenciais para o crescimento e devem ser consumidos pelo menos uma vez ao dia, acrescenta Priscila.

Outro fator importante destacado pela médica é a hidratação nos dias quentes, que requer muita atenção. “As crianças devem ingerir bastante água para evitar desidratação, que ocorre quando o corpo perde mais líquido do que recebe, pela forma de suor, urina, vômitos e diarreias. As crianças desidratam mais rapidamente que os adultos porque têm mais água no organismo. Até os cinco anos de idade essa proporção é de 70-80%, nos adultos a porcentagem é de cerca de 60%”, esclarece.

Para manter uma boa hidratação é necessário ingerir bastante água, usar roupas leves e estar em ambientes frescos. Outras bebidas hidratantes incluem água de coco, sucos naturais e leite materno.

As crianças devem vestir poucas roupas, de tecidos leves, e evitar exposição solar das 10h às 16h, quando a radiação ultravioleta é mais forte e as temperaturas são mais elevadas.

Priscila também informa que é importante usar bloqueador solar com fator elevado (FPS 30 ou mais) em forma de cremes ou sprays, roupas, chapéus e óculos com proteção UV, para evitar queimaduras solares. Bebês de seis meses até um ano não podem usar filtros solares químicos, eles têm que usar filtros físicos que contêm ingredientes que não penetram na pele, mas atuam como uma capa externa impedindo que os raios UV sejam absorvidos. Os filtros devem ser reaplicados regularmente quando a criança fica muito tempo na água ou quando transpira muito. Bebês menores de seis meses não devem usar protetor solar.

“As roupas de banho molhadas devem ser removidas para evitar a proliferação de fungos, que precisam de ambientes quentes e úmidos para se desenvolverem”, complementa a médica.

Em casa, é importante manter um ambiente fresco, com ar condicionado ou ventilador, ressalta. “Os bebês podem sofrer mais com o calor, pois não sabem demonstrar insatisfação, ficando na maioria das vezes mais irritados. É importante deixá-los com roupas leves ou apenas de fralda nos dias mais quentes. Banhos frequentes ajudam a refrescar e relaxar”, informa.

A pediatra explica que até os seis meses basta receber leite materno para estar bem hidratado. Acima desta idade, as crianças devem receber água e frutas. A água deve ser oferecida livremente entre as mamadas e as papinhas. Para observar se o bebê está bem hidratado deve-se controlar a frequência e o volume de urina e observar a fontanela anterior que nunca deve estar funda.

O quarto do bebê deve ser mantido com temperatura entre 24-25 graus, sempre observando sinais de calor (vermelhidão e irritabilidade) ou frio (peito gelado e lábios trêmulos). O uso de ar condicionado deve ser associado ao uso de umidificador de ar para evitar o ressecamento das vias aéreas.

Priscila salienta que o cuidado com picadas de insetos deve ser redobrado, pois nesta época eles se proliferam e atacam constantemente. “Para prevenir as picadas deve ser usados telas nas janelas, inseticidas, mosquiteiros, óleos e essências à base de citronela e repelentes”, destaca.

Com o calor, as crianças ficam mais tempo na água do mar ou da piscina e os pais devem redobrar a atenção. Nunca deve-se deixar a criança sozinha perto de piscinas ou do mar. Também é indispensável o uso de boias. Outros acidentes muito comuns no verão são com bicicleta e patins. O kit com capacete, joelheira e cotoveleira devem sempre fazer parte da brincadeira. O uso de tampões nos ouvidos durante o mergulho evita a proliferação de fungos e bactérias no conduto auditivo, evitando infecções nos ouvidos.

“Com os devidos cuidados as crianças podem aproveitar as coisas boas do verão, curtir as férias e esta linda estação”, conclui a médica. 

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