ANO: 26 | Nº: 6590
19/12/2017 Cidade

Bagé sedia fórum sobre instalação da Rede Cegonha na região

Bagé recebe, amanhã, a 21ª edição do Fórum Perinatal. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde e pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS), será realizado no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), das 8h às 16h30min.
A atividade tem o objetivo de reunir profissionais de saúde e gestores para debater as boas práticas do parto e do nascimento, além de promover na região a implantação da Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que visa uma série de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Segundo o titular da 7ª CRS, Daltro Paiva, o fórum abre a discussão para aprimoramento da região no atendimento especializado na área. O coordenador afirma que estão sendo esperados cerca de 150 profissionais inscritos para participar do evento, porém as palestras são abertas e poderão ser vistas pelo público geral.
O credenciamento para o evento inicia às 8h, com mesa de abertura às 8h30min, onde estarão representantes da 7ª CRS, do município de Bagé e da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS). Às 9h, a representante da Coordenadoria da Saúde da Mulher da secretaria, Maura Belome, fará a apresentação do projeto Rede Cegonha. Em seguida, a representante da 7ª CRS, Lúcia Vieira, falará sobre os benefícios da implantação da Rede Cegonha para a saúde dos municípios da região.
Logo após, às 9h30min, o integrante da Coordenadoria da Saúde do Homem, Carlos Antônio da Silva, discursará sobre paternidade ativa. Às 10h15min, as secretarias de saúde de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul apresentarão a rede de atenção básica dos municípios.
Pela tarde, a Rede Cegonha volta a ser pauta do encontro. Às 14h, a enfermeira Raquel Schuster e o médico Paulo Mário relatarão as melhorias alcançadas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, com a instalação do projeto. O encontro finaliza às 16h30min, com um coffee break, após debates e proposições para a qualificação da estratégia.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...