MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Candiota adota medidas para reduzir consumo de água

Publicada em 19/12/2017
Candiota adota medidas para reduzir consumo de água | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
ETA central não atende a demanda de água durante o verão

Para conscientizar a população a reduzir o consumo de água, o prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, do PT, editou um decreto, no dia 15. A medida proíbe o desperdício no município. Durante o verão, um grupo de servidores estará nas ruas, fiscalizando o uso da água, como lavagem indevida de calçadas e de carros. A medida foi adotada em função da demanda da cidade, no período, exceder o volume de água tratada nos reservatórios, o que ocasiona racionamento.
Candiota conta com duas Estações de Tratamento de Água (ETA), instaladas em Dario Lassance (sede do município) e na Vila Operária. Conforme o prefeito, a demanda de água do município, no verão, se expande para aproximadamente 30 litros por segundo, enquanto a ETA da sede do município trata apenas 18 litros neste período.
Duas novas estações, com sistema que contempla 60 litros por segundo, estão sendo construídas no município, porém, enquanto estas não são finalizadas, a população está sofrendo com o racionamento de água. O decreto tem o objetivo de diminuir este racionamento.
As medidas do decreto foram anunciadas na quinta-feira passada, quando o prefeito esteve reunido com as secretarias geral de Governo, Obras e Planejamento, junto à Defesa Civil, para debater sobre a estiagem na zona rural de Candiota. Santos também informa que a prefeitura contará com apoio do Exército para fornecer água com caminhão pipa no interior do município, dando um suporte, para abastecer as famílias da zona rural.
O prefeito conta que uma lei para modernização do sistema de distribuição de água no município já tramita no Legislativo, aguardando a votação dos vereadores. Hoje em dia, o sistema é baseado em uma tecnologia que perdura a mais de 40 anos e não há controle de hidrometria. “Em Candiota nunca existiu controle do consumo de água, pretendemos mudar isso”, declara o chefe do Executivo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br