ANO: 25 | Nº: 6401
19/12/2017 Cidade

Candiota adota medidas para reduzir consumo de água

Foto: Divulgação

ETA central não atende a demanda de água durante o verão
ETA central não atende a demanda de água durante o verão

Para conscientizar a população a reduzir o consumo de água, o prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, do PT, editou um decreto, no dia 15. A medida proíbe o desperdício no município. Durante o verão, um grupo de servidores estará nas ruas, fiscalizando o uso da água, como lavagem indevida de calçadas e de carros. A medida foi adotada em função da demanda da cidade, no período, exceder o volume de água tratada nos reservatórios, o que ocasiona racionamento.
Candiota conta com duas Estações de Tratamento de Água (ETA), instaladas em Dario Lassance (sede do município) e na Vila Operária. Conforme o prefeito, a demanda de água do município, no verão, se expande para aproximadamente 30 litros por segundo, enquanto a ETA da sede do município trata apenas 18 litros neste período.
Duas novas estações, com sistema que contempla 60 litros por segundo, estão sendo construídas no município, porém, enquanto estas não são finalizadas, a população está sofrendo com o racionamento de água. O decreto tem o objetivo de diminuir este racionamento.
As medidas do decreto foram anunciadas na quinta-feira passada, quando o prefeito esteve reunido com as secretarias geral de Governo, Obras e Planejamento, junto à Defesa Civil, para debater sobre a estiagem na zona rural de Candiota. Santos também informa que a prefeitura contará com apoio do Exército para fornecer água com caminhão pipa no interior do município, dando um suporte, para abastecer as famílias da zona rural.
O prefeito conta que uma lei para modernização do sistema de distribuição de água no município já tramita no Legislativo, aguardando a votação dos vereadores. Hoje em dia, o sistema é baseado em uma tecnologia que perdura a mais de 40 anos e não há controle de hidrometria. “Em Candiota nunca existiu controle do consumo de água, pretendemos mudar isso”, declara o chefe do Executivo.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...