MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Parque Natural do Pampa pode estar pronto para visitação em 2018

Publicada em 19/12/2017
Parque Natural do Pampa pode estar pronto para visitação em 2018 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Área de 152 hectares será reserva ambiental do Bioma Pampa

Anunciado em 2014, o Parque Natural do Pampa pode sair do papel em 2018. Isso porque o valor necessário para a compra dos 152 hectares, em Bagé, que compõem a reserva, já foi disponibilizado pela empresa responsável da implantação da Usina Termelétrica Pampa Sul, em Candiota, como compensação ambiental. O secretário municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Aroldo Quintana, acredita que até janeiro o valor seja depositado para os proprietários da área.
Quintana explica que o valor de R$ 1,3 milhão foi anunciado ainda em 2016. Mas como a área está envolvida em inventário, como espólio familiar, o município teve que aguardar a conclusão dos trâmites.
Com o desfecho deste processo, a prefeitura já pode dar continuidade ao processo de compra da área. “Já foi comunicado à família, ao Judiciário e ao Snuc (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) que o valor está disponível. Acredito que o prazo para finalização desta etapa seja de 30 a 60 dias”, afirma o secretário.
Com a documentação de compra da área garantida, será necessário dar início ao plano de manejo do parque, que irá determinar como será realizada a distribuição das áreas, de acordo com suas especificidades e atividades específicas. A estrutura terá uma área de amortização, estabelecida ao redor de uma unidade de conservação, com o objetivo de filtrar os impactos negativos das atividades que ocorrem fora, como ruídos, poluição, espécies invasoras e avanço da ocupação humana.
“O nosso plano é que em até cinco meses o parque esteja pronto para visitação, para que as pessoas possam conhecer e participar das atividades de educação ambiental e trilhas que serão oferecidas no local”, destaca.
Quintana afirma, ainda, que o parque é um investimento no futuro da qualidade do ar da cidade, já que a longo prazo a área será o pulmão de Bagé. “É como ter um Central Park fazendo toda a oxigenação do centro do município”, compara.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br