ANO: 25 | Nº: 6380
20/12/2017 Segurança

Operação Upucaraí é deflagrada no combate a crimes rurais e de abigeato

Foto: Divulgação

Cerca de 35 agentes participaram da operação
Cerca de 35 agentes participaram da operação

A Polícia Civil, por meio da Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, deflagrou, na manhã de ontem, a Operação Upucaraí. A ação, realizada em Dom Pedrito, visou o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em propriedades rurais no assentamento Upucaraí, no interior do município. Três pessoas foram presas por posse irregular de arma de fogo e sete armas foram apreendidas.
Segundo os delegados Cristiano Ritta e André Matos Mendes, os locais são residências de indivíduos investigados por diversos furtos e abigeatos em propriedades rurais, ocorridos nos últimos meses. “Os animais, bovinos e ovinos, são carregados durante a madrugada, a cavalo, e abatidos no assentamento Upacaraí, situado na localidade de Ponche Verde”, contaram os delegados.
Para os policiais civis, ficou comprovado, na investigação, que a carne era levada para a cidade, onde era comercializada. “O bando também é investigado por outras modalidades de furtos a estabelecimentos rurais, subtraindo objetos como ferramentas, armas e arames. Alguns dos indivíduos já possuem passagens na polícia por crimes semelhantes”, complementam Ritta e Mendes.
Os delegados destacam que o controle efetivo de abate e lotação de animais ainda não é possível pela falta de integração dos sistemas informatizados das Secretarias da Agricultura e Segurança. "Contudo, a Polícia Civil vem fazendo o possível para combater o abigeato no Rio Grande do Sul", concluíram Ritta e Mendes. Participaram da operação 35 policiais civis, com o apoio da 9ª Região Policial de Bagé.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...