MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Fórum reúne 150 profissionais em discussões sobre boas práticas do parto e nascimento

Publicada em 21/12/2017
Fórum reúne 150 profissionais em discussões sobre boas práticas do parto e nascimento | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Participantes permaneceram até o final da última palestra

Cerca de 150 gestores e profissionais de saúde da região participaram do 21º Fórum Perinatal, ontem, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento foi promovido pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
Conforme a titular da Saúde da Mulher da 7ª CRS, Fernanda Alves Machado, o fórum tem como objetivo unir os profissionais para discutir as boas práticas do parto e do nascimento, além de tirar dúvidas sobre a Rede Cegonha, estratégia de boas práticas em saúde implantada em todos os municípios da região.
As atividades iniciaram pela manhã, com a representante da Coordenadoria da Saúde da Mulher da secretaria estadual, Maura Belomé, que fez uma breve apresentação do projeto Rede Cegonha e seus serviços.
A palestrante conta que a estratégia é uma proposta do Ministério da Saúde, que visa qualificar os serviços oferecidos nos municípios, com uma série de cuidados para asseguram às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Segundo Maura, os municípios que participam do projeto recebem verba estadual e federal, para auxílio ao pré-natal e questões hospitalares. Na região, todos os hospitais participantes recebem contribuição ao sistema pré-natal, entretanto o auxílio hospitalar federal é uma peculiaridade da Santa Casa de Caridade de Bagé, que atende pessoas de toda a região.
A manhã também contou com a palestra da representante da 7ª CRS, Lúcia Vieira, que falou sobre os benefícios da implantação da Rede Cegonha para a saúde dos municípios da região. E, logo após, o integrante da Coordenadoria da Saúde do Homem, Carlos Antônio da Silva, discursou sobre a paternidade ativa.
As atividades da manhã foram fechadas pela apresentação das redes de atenção básica dos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. Os representantes das Secretarias de Saúde da região explicaram os métodos utilizados com o objetivo de unificar o atendimento.
Pela tarde, a Rede Cegonha voltou a ser pauta do encontro. A enfermeira obstetra Raquel Schuster e o médico Paulo Mário relataram sobre as melhorias alcançadas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, o qual é referência estadual para partos de risco. A instituição também se destaca por 61% de seus partos serem normais, sendo esta uma das maiores porcentagens no Estado.
Conforme Raquel, a maior dificuldade para aderir às normas impostas pelo programa foi o trabalho em conjunto com a equipe multidisciplinar. Entretanto, a resposta das famílias ao novo sistema compensou as adequações. “Hoje a gente consegue ver que as mulheres estão procurando cada vez mais um atendimento qualificado. É gratificante quando vemos os retornos positivos de pais e mães nas redes sociais ou pessoalmente”, declara.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br