MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Nova lei dos royalties da mineração pode beneficiar Candiota

Publicada em 21/12/2017
Nova lei dos royalties da mineração pode beneficiar Candiota | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exploração do carvão mineral gera compensações para município

O presidente da República, Michel Temer, do PMDB, sancionou a lei que altera alíquotas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), uma espécie de royalty pago pelas mineradoras a estados e municípios. A principal mudança está relacionada ao cálculo da cobrança, que passa, agora, a ser feita de acordo com a receita bruta da venda do minério, acrescidos custos com transporte e seguro. Esta medida pode beneficiar a Prefeitura de Candiota, que, caso registre aumento na exploração do carvão mineral, passa a receber valores maiores.
Com a nova legislação, as alíquotas dos minerais extraídos no Brasil vão variar entre 1% e 3,5%, com aumentos para alguns tipos de minerais e diminuição para outros. A regulamentação será feita pela Agência Nacional de Mineração (ANM), criada através de outra legislação, já sancionada. Pela nova lei dos royalties, 60% ficam com os municípios produtores, a exemplo de Candiota; 20% vão para os estados produtores, como o Rio Grande do Sul; e 10% para divisão entre órgãos de mineração e meio ambiente do Poder Executivo.
A Cfem, que varia de acordo com a produção mineral, representa a segunda fonte de recursos no ranking das transferências federais formalizadas pela União, para a Prefeitura de Candiota, ficando atrás, apenas, do valor correspondente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em 2016, a cidade recebeu R$ 1.889.753,84 por conta da compensação. Este ano, até outubro, o governo federal já havia transferido R$ 1.274.100,45 para o Executivo municipal.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br