MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Bagé pode instituir Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental

Publicada em 22/12/2017

Com base em uma proposta que será apreciada pelos vereadores, hoje, Bagé deve instituir um cadastro técnico de atividades e instrumentos de defesa ambiental. A legislação também cria a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Município de Bagé (TCFA). A administração será atribuída à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa. A proposta prevê que os recursos arrecadados serão destinados a atividades de fiscalização.
O cadastramento consiste no registro obrigatório de pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam à consultoria sobre problemas ecológicos e ambientais, bem como à indústria e comércio de equipamentos, aparelhos e instrumentos, destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
O cadastro abrange pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam a atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais, extração, produção, transporte ou comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e da flora.


Regulamentação

O governo argumenta que a criação da taxa representa a regulamentação, a nível municipal, de uma lei federal, que é necessária para que o município venha a contar com a parcela da taxa que já existe e é cobrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O fato gerador da TCFA é o exercício regular do poder de polícia ambiental conferido pela Constituição Federal e a legislação em vigor para a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa.
Na justificativa apresentada aos vereadores, o prefeito Divaldo Lara, do PTB, argumenta que a taxa é uma das principais cobranças fiscais existentes em nosso país referente à proteção do meio ambiente. “Visando arrecadar de cada um o valor justo, a TCFA possui, ainda, uma diferenciação quanto ao porte do empreendimento, estabelecendo diferentes valores para microempresa, empresa de médio porte e empresa de grande porte”, pontua o chefe do Executivo.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br