MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Equação desequilibrada

Publicada em 22/12/2017

Mais de 24,8 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos estão fora da escola. Este contingente não frequentou cursos pré-vestibular, técnico de nível médio ou de qualificação profissional em 2016. E a estimativa divulgada, ontem, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que os motivos para não estarem estudando sãos distintos. O trabalho lidera a lista de razões.
Mais de 41% do efetivo que não estudava, no ano passado, justificou estar fora das salas de aula porque trabalhava, estava procurando emprego ou conseguiu trabalho em que iria começar em breve. A falta de interesse em estudar foi apontada por 19,7%. A indisponibilidade por conta de afazeres domésticos foi citada por 12,8%. E o contingente de quem conciliou estudos com funções laborais também surpreende.
No ano passado, de acordo com o levantamento do IBGE, havia 51,6 milhões de pessoas de 14 a 29 anos de idade no Brasil. Pelo menos 13,3% dessa população estava ocupada e estudava. A pesquisa aponta que 20,5% não trabalhava e não estudava, enquanto 32,7% não trabalhava, mas estudava. O volume de brasileiros que estavam ocupados e não estudavam, portanto, correspondia a 33,4%.
Os números revelam duas urgências. A primeira está relacionada a decisões pontuais, mas que definem o futuro. Basicamente, diante de uma oportunidade de colocação no mercado, a maioria opta por abandonar a qualificação. A segunda diz respeito ao planejamento. É uma questão institucional, que pode ser enfrentada com alguma criatividade. É preciso reforçar o conceito, inclusive, de que a educação não serve apenas para garantir um emprego.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br