MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura apresenta proposta de parceria para iluminação pública

Publicada em 22/12/2017
Prefeitura apresenta proposta de parceria para iluminação pública | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Novo sistema deverá gerar emprego e renda para o município

O governo municipal cumpriu, ontem, mais uma etapa do processo de parceria público-privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, para gestão, modernização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública. O projeto foi apresentado em uma audiência, na Câmara de Vereadores, e, a partir de hoje, fica disponível, no site da prefeitura, para consulta pública. 
A apresentação do projeto, que vem sendo trabalhado desde janeiro, foi realizada pelo diretor da Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD), Tadeu Alves, e pelo coordenador de captação de recursos da prefeitura, Márcio Pestana.
Pestana explica que implantação seria através de uma PPP. O contrato envolve a realização dos investimentos, operação e transferência dos bens para o poder público ao final do contrato, que seria de cinco a 35 anos. O pagamento do poder público ao privado leva em consideração a performance da empresa, comprometimento e efetiva prestação de serviços.
O coordenador conta que para realizar este tipo de contrato foram tomadas uma série de medidas preparatórias, como a aprovação da lei que autoriza o município a realizar PPPs. “Após a audiência, será realizada a consulta pública. Durante um mês iremos responder todos os questionamentos. A meta é lançar o edital até o início de fevereiro”, disse.
Conforme Alves, o novo sistema prevê que a empresa tenha endereço e sede em Bagé, e, com isso, deve gerar emprego e renda para o município. O projeto também estipula novas luminárias, além de uma central de controle automatizada, que informa quando uma lâmpada queima. Câmeras de segurança com captação de áudio e redes wi-fi, que podem ser disponibilizadas à população, também integram o projeto.
Em outubro deste ano, o prefeito Divaldo Lara cumpriu agenda em São Paulo, onde visitou a cidade de Caraguatatuba, que desenvolve um projeto de iluminação pública, implantado em 2015. O chefe do Executivo afirmou, durante audiência, que, assim como outros trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo governo municipal, o objetivo da modernização é proporcionar maior eficiência através desta tecnologia. “Eu vi as lâmpadas enquanto estive em Caraguatatuba. A performance é impecável, com aumento da luminosidade e controle da gestão. Bagé será o primeiro município do Rio Grande do Sul a projetar a parceria para o setor”, informou.

Projeto
Implantado em 2015, o Caraguá Luz, em Caraguatatuba, oferece economia ao município, no que se refere à iluminação pública, além de várias outras vantagens, no que tange à segurança e implantação de tecnologia. O consumo de energia é menor, as lâmpadas contam com durabilidade de 12 a 15 anos, enquanto as atuais duram de três a cinco anos. Além disso, até 95% dos itens que compõem o equipamento são recicláveis, pois não utilizam mercúrio ou chumbo na sua fabricação. “Toda a gestão, de captação de vídeos, áudios e distribuição de internet, acontece através de uma luminária”, destacou Divaldo.
Para Bagé, o projeto prevê a automatização de 14 mil pontos de iluminação. A média de tempo prevista para implementação deste sistema é de dois a quatro anos e a empresa responsável pela modelagem não poderá participar do processo de contratação para execução do trabalho.

Benefícios
Entre os benefícios da troca estão a melhoria da qualidade dos serviços, com a substituição das medições de quantitativos por avaliação dos resultados; intervenções que reduzem os custos de manutenção e eliminam pontos escuros na cidade, maior versatilidade e rapidez no atendimento às necessidades de iluminação viárias e em praças públicas e o contrato de longo prazo, que possibilita investimentos em tecnologia para reduzir o consumo de energia. 
A modernização ocorreria em quatro anos. Com atendimento ao crescimento do município, eliminação de pontos escuros, reposição por vandalismo e melhorias na infraestrutura. Dentro do programa, acontece também a implantação do Centro de Controle Operacional, que monitora o parque de iluminação em tempo integral. O investimento, em quatro anos, seria de R$ 31,7 milhões. Em 30 anos, o total seria de R$ 289 milhões.



Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br