MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Fora do páreo

Publicada em 23/12/2017

O ano foi desastroso para o setor carbonífero. Iniciando com o desligamento de unidades do complexo administrado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), em Candiota, 2017 encerra sem viabilizar nenhuma planta nova. O futuro das usinas termoelétricas a carvão, decidido nos leilões de energia, depende de uma articulação que parece distante da realidade.
O Brasil não tem uma política clara para o desenvolvimento das térmicas. O Rio Grande do Sul avançou, este ano, com a criação dos polos carboquímicos. Uma destas estruturas administrativas, aliás, contempla a região. Embora queira privatizar a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), o Palácio Piratini ainda é mais claro do que o Planalto na indicação do que projeta para o mineral.
Brasília ainda não tem posições claras. À medida que vislumbra a perspectiva de modernização de termoelétricas antigas, privilegiando a adoção de sistemas que minimizem a emissão de gases que provocam o efeito estufa, o governo federal fecha as torneiras para os investimentos. A ausência da disponibilidade de linhas de crédito específicas, aliás, inviabilizou as comercializações no leilão A-6.
Mais do que incluir a oferta nos próximos certames para comercialização de energia, o Planalto precisa rever posições do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que deixou de fomentar projetos do setor. Sem a garantia de que os empreendedores podem contar com o apoio institucional, firmado dentro de um planejamento estratégico, é difícil vislumbrar um cenário diferente para 2018.  

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br