MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Bajeense vai comandar Federação da Agricultura do Estado

Publicada em 27/12/2017
Bajeense vai comandar Federação da Agricultura do Estado | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atual primeiro vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, assume presidência com a morte de Carlos Rivaci Sperotto

O veterinário Gedeão Silveira Pereira, 68 anos, será o novo presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), instituição da qual é o atual primeiro vice-presidente. Ele assume após a morte de Carlos Rivaci Sperotto, ocorrida no sábado.
Gedeão é proprietário e administrador da Estância Santa Maria e de outras quatro estâncias. O bajeense é criador de gado das raças Hereford e Poll Hereford, além de agricultor. Ele ficará pelo menos um ano no cargo, com mandato que termina em dezembro de 2018 – quando, então, a entidade deve fazer nova eleição presidencial. Gedeão ganhou notoriedade nos anos 1990, como um dos defensores dos ruralistas gaúchos nos embates com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na época, defendia abertamente a formação de milícias entre os produtores rurais, tanto para evitar invasões de terra como para combater o abigeato.
Ele é filho de Alcebíades Silveira, produtor bajeense que em 1920 foi trabalhar no Uruguai e lá arrendou terras, formando uma propriedade com 80 hectares. Em meados dos anos 60, os Pereira vieram para o Brasil, onde adquiriram a Estância Santa Maria. Gedeão estudava em Bagé e passava as férias na propriedade da família. Ele é o segundo filho, numa família de quatro irmãos. Formou-se veterinário em 1971. Foi um dos responsáveis por implantar um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul, em 1973, denominado Novilho Jovem. A iniciativa consiste em abater novilhos com até dois anos de idade. Ele também é um dos pioneiros no acasalamento de animais com até 14 meses.
Entre 1992 e 1998 presidiu a Associação e o Sindicato Rural de Bagé, que foram unificados. Gedeão é defensor da melhoria genética dos animais e diversificação das propriedades. Ele afirma que a mudança no agronegócio passa por atividades múltiplas. Além do gado de corte, segundo Gedeão, é preciso silvicultura, arroz, soja, forrageira, sorgo e milho, como ele faz em suas cinco propriedades (administradas junto com filhos). Casado, é pai de três filhos. Um deles, também Gedeão, se formou engenheiro agrônomo e ajuda a administrar os negócios rurais da família.

Pioneirismo gaúcho
A Farsul completou 90 anos em maio. A primeira Federação de agricultura do Brasil foi criada durante o 2º Congresso Rural, em 1927, para mobilizar os produtores rurais que sofriam com a escassez de crédito e falta de políticas voltadas à produção de charque no Estado.
A entidade acompanha o desenvolvimento tecnológico no campo e o Sistema Farsul, através do Senar-RS, promove a qualificação no meio rural através de cursos que vão de gestão à segurança e técnicas agrícolas. O trabalho culmina em números positivos na economia, mesmo durante épocas de crise econômica e política. 

Duas décadas de dedicação

Carlos Rivaci Sperotto morreu no sábado, vítima de um câncer. No comando da Farsul, que presidiu desde 1997, contribuiu para fortalecer o agronegócio gaúcho e brasileiro ao longo da vida e, em especial, durante seu período como dirigente da federação.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br