ANO: 25 | Nº: 6331
27/12/2017 Cidade

Última semana para quitar IPVA 2018 com descontos

Foto: Tiago Rolim de Moura

Imposto pode ser quitado com antecipação até dia 2 de janeiro
Imposto pode ser quitado com antecipação até dia 2 de janeiro
O contribuinte interessado no desconto máximo previsto no Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2018, que poderá chegar a 24,73%, tem somente até o dia 2 de janeiro para efetuar a quitação antecipada. Nesse período, o motorista tem uma redução de 3% sobre o valor do imposto e pode se valer também da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) de 2017, antes da atualização na virada do ano, prevista em 3,09%.
Para alcançar o desconto máximo, o contribuinte tem que somar as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos têm dedução de mais 15%. Para quem não foi multado durante os dois últimos anos, o índice é de 10%; e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dá aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
A Receita Estadual estima arrecadar R$ 2,63 bilhões com o IPVA 2018, com a metade do valor sendo repassada de maneira automática para as prefeituras, conforme o município de licenciamento do veículo. A frota total é de aproximadamente 6,54 milhões. Destes, 3,65 milhões (54%) estão sujeitos à incidência do IPVA e 2,89 milhões (46%) estão isentos (veículos com mais de 20 anos de uso, máquinas agrícolas, valor inferior a quatro UPF, veículo oficial, pessoa com deficiência, táxi, ônibus, transporte escolar, instituições e templos).
Os proprietários de veículos podem realizar, na mesma operação, o pagamento do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Vias Terrestres (DPVAT), cuja tabela já estará no sistema da rede bancária.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...