ANO: 25 | Nº: 6380
29/12/2017 Segurança

Acinser fiscaliza cinco estabelecimentos comerciais na 28ª ação do ano

Foto: Divulgação

A 28ª operação realizada pelo programa de Ações Integradas de Segurança Rural (Acinser), em 2017, fiscalizou cinco estabelecimentos comerciais do centro e dos bairros Alcides Almeida e Menino Deus.
De acordo com o coordenador do Acinser, Reni Dorneles, a ação busca fiscalizar produtos de origem animal e derivados, produtos vencidos e não rotulados. “Essa questão de não ter rótulos somente traz dificuldade ao consumidor para determinar a origem e as informações necessárias, como a composição química, muito importante aos alérgicos”, ressalta.
Dorneles informa que foram vistoriadas uma padaria, uma mercearia que também produzia pães, dois mercados e uma produção clandestina de beneficiamento de mel, que estava sem licença sanitária e ambiental e não tinha cadastro no Serviço de Inspeção Municipal, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação ou Ministério da Agricultura.
Nas padarias foram feitas várias orientações para adequação. A Vigilância Sanitária apreendeu, cautelarmente, em um mercado, em torno de 50 quilos de bolachas, por estarem com a data de validade vencida. O Corpo de Bombeiros constatou irregularidade em todos os estabelecimentos, sendo que apenas um tinha o alvará em dia, porém possuía irregularidades quanto à localização dos extintores, que dificultava o acesso em caso de necessidade.
O coordenador destaca que já houve melhoras quanto as boas práticas na manipulação de produtos de origem animal em ambientes de açougue, beneficiando, assim, tanto comerciantes como consumidores.
Participaram da operação, Polícia Civil, Brigada Militar, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir), Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...