ANO: 25 | Nº: 6383
29/12/2017 Campo e Negócios

Agrovino e Feovelha estão com inscrições abertas

A 10ª Agrovino, feira que abre o calendário de feiras de ovinos de verão, ocorrerá em Bagé, de 10 a 14 de janeiro de 2018 no Parque de Exposições Visconde Ribeiro Magalhães. Junto ao evento, que integra o calendário do município, a Associação Brasileira de Criadores de Corriedale fará a sua 5ª Exposição Nacional da Raça. As inscrições vão até 4 de janeiro e devem ser feitas no site da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (www.arcoovinos.com.br).
A edição que comemora uma década da feira promete movimentar o setor reunindo centenas de ovinos de várias raças. Em 2017 foram 190 exemplares que participaram dos julgamentos além dos remates que acontecem durante a exposição e dos lotes rústicos que participam do Concurso de Borregas, promovido pela Emater, e que em 2018 acontecerá no sábado, dia 13 de janeiro. 
O único evento que vinha acontecendo paralelo à Agrovino e que nesta edição não será realizado é o Ovinocultura em Debate, que por motivos de agendas de palestrantes e apoiadores foi transferido para o mês de março e deverá ser realizado na Embrapa Pecuária Sul. 

Jurados 
Na admissão, Gustavo Caringi Veloso, os jurados de classificação serão, na raça Corriedale, Alejandro Stirling Arocena (do Uruguai) e Sérgio de Menezes Muñoz; na Merino Australiano, Ideal, Romney Marsh e Ovinos Naturalmente Coloridos, Luiz Carlos Barcellos Abascal; e na Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, Crioula e White Dorper, José Galdino Garcia Dias. 

Feira Estadual da Ovelha 
A Feovelha, que tradicionalmente acontece em Pinheiro Machado, está com as inscrições abertas até o dia 15 de janeiro e será realizada de 25 a 27 de janeiro no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Pinheiro Machado. Este ano uma feira voltada exclusivamente para os ovinos, com uma programação mais enxuta com o único objetivo de mantê-la no calendário oficial de feiras de verão do Estado e por ser uma importante praça de negócios para o setor da ovinocultura. 
A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Prefeitura de Pinheiro Machado, Sindicato Rural e Secretaria Estadual de Agricultura formaram uma força-tarefa para mantê-la. “Entendemos que não realizando a feira o prejuízo para o setor seria muito maior do que nos unirmos em fazê-la” diz o coordenador de exposições da Arco, Edemundo Gressler. A Feovelha é uma feira tradicional e importante, nós produtores não podemos abrir mão dela, salienta Gressler. 
A Associação Brasileira de Criadores de Ideal fará, na Feovelha, a sua segunda edição da Exposição Nacional da Raça, o que estimula ainda mais a qualidade genética e a quantidade de animais que estarão nas pistas de julgamento. Nesta edição da Feovelha acontecerão julgamentos e remates apenas. A programação completa será divulgada em poucos dias. Mais detalhes e informações das duas feiras estão no site www.arcoovinos.com.br na seção eventos e feiras.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...