MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Incra identifica território quilombola em Caçapava do Sul

Publicada em 29/12/2017

Foi publicado no Diário Oficial da União, ontem, o edital do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) do território da comunidade remanescente de quilombo Picada das Vassouras/Quebra Canga, em Caçapava do Sul. A publicação informa a área determinada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como território da comunidade, após uma série de estudos e levantamentos técnicos: são 66,5 hectares para o núcleo Picada das Vassouras e 19,6 ha para Quebra Canga, totalizando 86,1 ha. Com esta ação, as 14 famílias quilombolas cadastradas avançam no processo de regularização das suas terras. 
"Este é o 23º RTID publicado no Rio Grande do Sul, e reforça o compromisso do Incra com as comunidades quilombolas", informa o coordenador do setor de Projetos Especiais/Regularização Fundiária de Territórios Quilombolas do Incra, Vitor Machado. A comunidade de Picada das Vassouras/Quebra Canga é constituída por descendentes de escravos do coronel Romão Xavier Mariano e de seu parente Ricardo Xavier Mariano, que no século 19 eram donos de grandes extensões de terras na localidade de Bonito - atual Rincão Bonito, no município de Caçapava do Sul. Estas "quadras de sesmarias" - como consta no inventário do coronel Romão - abrangiam "matos inutilizados", áreas que foram ocupadas e doadas por seus herdeiros a seus ex-escravos ou descendentes ao longo do século 20. 
O território abrange os dois núcleos comunitários porque, durante a elaboração do relatório sócio-histórico-antropológico (uma das peças necessárias ao RTID), pesquisadores da empresa Terra Ambiental, contratada pelo Incra, constataram relatos idênticos de memória histórica, identidade étnica compartilhada, sociabilidade acentuada e parentesco, implicando inclusive na herança comum de uma gleba, além da proximidade geográfica. 
A antropóloga do Incra, Eleandra Koch, observa que boa parte da área do território identificado é utilizada pela comunidade atualmente. "Mesmo com esta ocupação bastante antiga, as famílias vivem em uma insegurança territorial muito grande", afirma, reforçando a importância da documentação da terra. Com a publicação do RTID e notificações, o próximo passo é o prazo de 90 dias para interessados apresentarem contestações ao relatório. O processo de regularização culmina com a titulação da comunidade - um título coletivo e indiviso. Atualmente, 103 comunidades possuem processo de regularização de territórios quilombolas abertos no Estado – quatro comunidades já possuem títulos de suas terras.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br