MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lei proíbe trânsito de veículos pesados em estradas do interior após chuvas

Publicada em 29/12/2017
Lei proíbe trânsito de veículos pesados em estradas do interior após chuvas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Multas serão aplicadas de acordo com limite de peso

A Câmara de Vereadores de Bagé aprovou, com emenda, em sessão extraordinária, a lei que proíbe o trânsito de veículos automotores pesados nas estradas rurais, conforme as precipitações pluviométricas. A legislação ainda depende de regulamentação específica, que deve ser feita em 90 dias após a sansão do prefeito Divaldo Lara, do PTB. A expectativa, portanto, é de que as regras passem a valer a partir de abril de 2018.
A lei prevê que o trânsito de veículos pesados no interior das estradas rurais deve obedecer normas de acordo com volume de pluviométrico. Quando chover até 20 milímetros (mm), a restrição será de 12 horas sem trânsito. Quando chover de 21 a 50 mm, a restrição será de 24 horas. A restrição para precipitações de 51 a 80 mm será de 36 horas. Quando a cidade registrar volume superior a 81 mm, a restrição será de 48 horas. A lei considera veículos automotores pesados aqueles cujo peso seja igual ou superior a 13 toneladas.
Para efeito de aplicação da multa por descumprimento da lei, serão considerados, no cálculo da sanção, o peso bruto total do veículo automotor e o limite máximo de peso previsto. Conforme o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade, Luís Diego Soares, ainda não foi detalhada a forma como a lei será aplicada e somente após a regulamentação será possível avaliar o funcionamento.

Embasamento
Na justificativa apresentada aos vereadores, Divaldo salienta que foi necessária a criação de uma política de coibição ao trânsito nas estradas rurais após as precipitações pluviométricas para “promover a durabilidade da manutenção das estradas rurais”. O chefe do Executivo ressalta, ainda, que “toda imposição de penalidade está pautada na razoabilidade e proporcionalidade na definição dos valores das sanções”.

Punições
As multas por descumprimento variam entre 10 Unidades de Referência Padrão (UPRs) para o peso bruto total de 74 toneladas e 0,49 UPR para 16 toneladas. Cada URP vale R$ 829,56. Em caso de reincidência, o valor da multa sobe para 20,17 URP para 74 toneladas e 1,15 URP para 16 toneladas.  

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br