MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

ABHB divulga resultado da terceira pesagem oficial da PAC

Publicada em 30/12/2017
ABHB divulga resultado da terceira pesagem oficial da PAC | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Animais estão em excelente estado corporal

Realizada na semana passada, a terceira pesagem oficial da Prova de Avaliação a Campo de reprodutores Hereford e Braford segue trazendo bons números de ganho de peso diário para os 32 tourinhos participantes, apesar da seca que tem atingido a região de Bagé, onde é realizada a prova. “Observamos que os animais estão em excelente estado corporal, com GMD na ordem de 0,750 Kg”, informou Roberto Collares, da Embrapa Pecuária Sul.
A área de ocupação dos animais (os campos da Embrapa Pecuária Sul) está sentindo a falta de chuva, o que tem comprometido a qualidade do pasto. Essas dificuldades, no entanto, são um atestado da própria rusticidade das genéticas em avaliação, na opinião de Collares.
Para o gerente de operações da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Felipe Azambuja, isso também faz aumentar o grau de dificuldade da prova, proporcionando um grande teste para os criatórios participantes. “A boa notícia é que o capim-sudão está crescendo e em breve os animais terão a melhoria nutricional, o que impulsionará os ganhos de peso”, destacou.

Prova
Realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen), da Embrapa Pecuária Sul, a prova está na 14ª edição da raça Hereford, que soma 13 touros, e na 23ª edição da raça Braford, totalizando 19 exemplares. Os animais são oriundos de 12 propriedades localizadas em sete municípios gaúchos: Agropecuária São Pedro, de Alegrete; São Fernando, de Quaraí; Nossa Senhora Auxiliadora, Dona Genoveva e Rio Negro, de Bagé; São Francisco Xavier e Guatambu, de Dom Pedrito; Agropecuária Sereno e Fazenda São Bento do Verde, de São Sepé; P.A.P Namur Paixão Suñe e Estância do Bolso, de São Gabriel; e Fazenda Santa Tereza, de Arambaré.
Trata-se de uma importante ferramenta que a ABHB dispõe com foco no melhoramento genético contínuo das raças, buscando comparar, dentro de um mesmo ambiente, reprodutores de diferentes criatórios do Sul do Brasil. Tem por finalidade identificar exemplares superiores nos diversos índices de importância produtiva e econômica avaliadas na prova, de forma a que essa genética possa ser utilizada pelos produtores para aumentar a produtividade e rentabilidade do seu negócio, e também a qualidade de uma carne que atenda às exigências da indústria e do consumidor.
Para isso, durante a prova, são avaliados diferentes quesitos, como ganho de peso diário, ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, área escrotal, entre outros. O Consumo Residual Alimentar (CAR) ocorre após o término da PAC, cerca de 45 dias depois, quando os animais são deslocados para uma área controlada, com cochos automatizados, que controlam tanto a entrada e saída de cada animal, como o consumo por ele realizado. Por meio de chips nos animais e balanças nos cochos, todos dados são registrados e enviados em tempo real para um computador e também diretamente para os técnicos da PAC.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br