MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Babalorixá destaca que ano pode ser marcado por instabilidade

Publicada em 30/12/2017
Babalorixá destaca que ano pode ser marcado por instabilidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tiago de Xangô afirma que período é excelente para colocar as práticas saudáveis em dia

O babalorixá Tiago de Xangô Aganjú, do Centro Africano Reino dos Orixás, da nação Cabinda, explica que “o ano de 2018 inicia em uma segunda-feira, dia em que a regência é do orixá Exú, que no batuque do Rio Grande do Sul é conhecido como Bará, que governa o ano de muitas conquistas”. 
De acordo com Tiago, 2018 pode ser marcado por muita instabilidade em todos os setores, devido à regência de Bará, que traz essa característica e é através de Orunmilá – Ifá, ou Oromiláia, que segue o oráculo de búzios. “O ano de 2018 será um período que poderá ser cobrado seu preço na saúde; portanto é um excelente momento para colocar as práticas saudáveis em dia. Bom ano também para cirurgias em geral. Será um ótimo ano para deixar vícios, especialmente da bebida e do tabaco”, destaca.
Bará é o orixá que vem à frente e sempre é o primeiro. Ele representa o começo dos ciclos ou um novo recomeço, sendo um ano onde o início de novos projetos pode ser favorecido. No panteão dos orixás, Exú sempre vem à frente de tudo. É o primeiro a ser servido e representa o elo de ligação entre este plano e Orun (morada dos Orixás). Ele é o início e o fim. Portanto, é um momento muito oportuno para mudanças em todos os níveis, favorecido pelo orixá da abertura de caminhos, Exú.
O babalorixá observa, ainda, que algumas pessoas podem encontrar dificuldades para ganhar dinheiro, dificuldades para arrumar emprego e passar em concursos. Além disso, podem ocorrer muitas desavenças em sociedades e rompimentos em casamentos ou relacionamentos que estejam pouco conectados ou com problemas há algum tempo.
O ano de 2018 pode ser ligado a fatalidades climáticas e muitos desastres naturais, ano de muitos acidentes em vias públicas. “Reforce a proteção pessoal e de veículos. Dê atenção especial à segurança de casa e veículos estacionados em ruas”, destaca ele. O babalorixá aponta, ainda, que é um ano em que se deve cuidar com carinho da espiritualidade, para prosperar e atravessar os 12 meses vindouros com saúde, boa sorte e tranquilidade.
O religioso explica que Bará é considerado um dos orixás mais importantes, por ser ele o encarregado de transmitir as mensagens dos Deuses na terra aos homens. Exu é o orixá que está mais próximo da humanidade, por isso tem facilidade de entender e atender aos anseios, pois ele é terreno e pode ajudar através das outras divindades (orixás). 
"Para algumas pessoas, este orixá está relacionado à figura brincalhona de um menino irresponsável, que se diverte com suas próprias armações e confusões. Outras associam Exú a uma figura temível, perigosa e que está sempre fazendo o mal. Diante dessas contradições, este orixá é considerado o mais humano de todos. Qualquer ligação entre os seres humanos e o mundo astral é feita através de Exu. Nos jogos de búzios, os orixás respondem às perguntas, mais é Exu quem traduz as respostas. Ele é o intermediário entre os demais orixás e a leitura", destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br