MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Alto consumo ocasiona falta de água em Bagé

Publicada em 03/01/2018
Alto consumo ocasiona falta de água em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Silveira pede que população faça uso consciente da água

No último dia de 2017, os bajeenses sofreram com a falta de água em vários pontos da cidade. A situação deixou a população apreensiva e com receio de racionamento. Porém, segundo o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a medida ainda não é cogitada para o período de verão. A situação verificada no final de semana se deve ao consumo.
Conforme o diretor da autarquia, Volmir Silveira, o volume tratado na Estação de Tratamento de Água (ETA) é sempre de 430 litros por segundo. Este montante só diminui nas madrugadas. Quando há pico de consumo, o reservatório começa a baixar. “Isso ocorreu no dia 31 (de dezembro), em que baixou às 16h e só foi se recuperar na madrugada, causando a falta de água”, explica.
Silveira ressalta que os níveis das barragens ainda estão satisfatórios, mas há um problema de reserva da água tratada. Com a baixa precipitação prevista para o verão e o aumento do consumo, é necessário que a população faça o uso consciente da água.
Nos picos mais expressivos, a vazão passa de 32 metros cúbicos para 36 metros cúbicos, havendo uma diminuição da barragem da Sanga Rasa, que é o principal reservatório do município. O nível de alerta para iniciar um racionamento é de quatro a seis metros.
Segundo Silveira, a barragem, que tem 12 metros úteis de utilização, está com 2,8 metros abaixo do nível. O reservatório do Piraí está com 0,50 centímetros e a barragem Emergencial está 0,35 centímetros abaixo do nível. Em dezembro, a chuva chegou a 84,5 milímetros e no último final de semana choveu 13 milímetros. “São níveis muito baixos para o consumo”, enfatiza.


Novo reservatório

De acordo com diretor, o único reservatório do município, pós-tratamento, tem a capacidade de quatro mil metros cúbicos. Ele conta que a autarquia já iniciou o processo licitatório para a aquisição de um novo reservatório, que irá dobrar a capacidade de armazenamento. “Já realizamos a topografia e sondagem do terreno que irá abrigar o novo tanque. O valor do reservatório gira em torno de R$ 5 milhões para implantação”, informa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br