MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura vai avaliar implantação de disciplinas nas escolas municipais

Publicada em 04/01/2018
Prefeitura vai avaliar implantação de disciplinas nas escolas municipais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estudantes podem ter novas capacitações a partir deste ano

A Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional deve avaliar a possibilidade da implantação de novas disciplinas nas escolas da rede municipal, ainda neste ano letivo. Conforme a coordenadora pedagógica da pasta, Carmen Bueno, no momento, a gestão está preocupada em finalizar os trabalhos relacionados ao ano letivo de 2017.
Carmen acredita que na primeira quinzena de fevereiro a pasta terá mais informações sobre a implantação de novos conteúdos na grade curricular. Entre os conteúdos que poderão ser implantados, já em 2018, está a capacitação em noções de primeiros socorros e a disciplina de educação financeira, previstas, respectivamente, pelas leis municipais nº 5.739, de 12 de maio de 2017, e nº 5.768, de 13 de julho de 2017.


Primeiros socorros
A lei municipal nº 5.739, de 2017, institui as diretrizes para a inclusão da capacitação em "Noções de Primeiros Socorros" como atividade pedagógica de complementação curricular na rede escolar municipal de Bagé, abrangendo alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
O curso tem como objetivo fazer com que as escolas, sem prejuízos de suas demais atividades ordinárias, proporcionem aos alunos da rede municipal de ensino a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergência que exijam intervenções rápidas, permitindo-lhes identificar os procedimentos mais adequados para cada caso.
A lei também determina que professores e funcionários da rede municipal de educação terão treinamento para exercer os primeiros socorros sempre que houver qualquer acidente nas escolas que exijam atendimento imediato.
O texto estabelece que o curso “Noções de Primeiros Socorros” será ministrado por profissionais já contratados pela prefeitura ou por voluntários, como médicos, enfermeiros, agentes da defesa civil, bombeiros e instrutores teóricos do Centro de Formação e Condutores.

Educação Financeira
A lei municipal nº 5.768, de 2017, torna obrigatória a inclusão de atividades e conteúdos relativos à educação financeira no plano curricular das escolas de Ensino Fundamental e médio da rede pública municipal de ensino.
As atividades e os conteúdos relativos à educação financeira constituirão matéria da base diversificada do currículo escolar, devendo ser contemplados como tema transversal, estar presentes nas diferentes disciplinas do contexto escolar e ser desenvolvidos de forma interdisciplinar.
Os temas que poderão ser abordados são: noções de economia monetária, fiscal e de capitais; noções de planejamento financeiro e princípios contábeis, especialmente débito e crédito.
O Conselho Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional disponibilizará, nas Conferências Municipais de Educação, espaço para debate, análise e articulação das atividades e dos conteúdos relativos à educação financeira.

Noções de Direito
Outra possibilidade para este ano letivo é a inserção da disciplina de noções básicas em Direito, Ética e Cidadania, prevista pelo projeto de lei, aprovado nas sessões extraordinárias da Câmara de Vereadores, realizadas no dia 27 de dezembro de 2017. A medida aguarda pela sanção do prefeito, Divaldo Lara, do PTB.
O projeto de lei prevê que a disciplina de noções básicas de Ética e Cidadania seja ministrada a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental. As noções básicas de Direito serão ministradas a partir do quinto ano do Ensino Fundamental.
As aulas da disciplina de noções de Direito e Obrigações serão ministradas com a periodicidade mínima semanal, por professores graduados em Direito ou monitorados por profissionais da área das Ciências Jurídicas.
Já a disciplina de noções básicas de Ética e Cidadania acontecerá com a periodicidade mínima semanal, podendo ser ministradas por professores do quadro municipal, sem a necessidade de formação na área das Ciências Jurídicas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br