MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Censo Agropecuário atinge 63,7% na região

Publicada em 05/01/2018
Censo Agropecuário atinge 63,7% na região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Coleta é totalmente digital

O Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde outubro de 2017, alcançou cerca de 63,7% dos 11.755 estabelecimentos rurais previstos nos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado. O levantamento deve ser concluído no dia 28 de fevereiro.
A coordenadora de subárea do IBGE Bagé, Laiane Lopes, destaca que o último Censo Agropecuário foi realizado em 2006. O trabalho serve de base para esta pesquisa. Ela enfatiza que o estudo tem mostrado mudanças nos números e revelado que houve uma redução de estabelecimentos nos municípios de Bagé (14%), Aceguá (1%) e Pinheiro Machado (18,8%). Já os municípios de Hulha Negra, Candiota e Pedras Altas tiveram um aumento de 36%, 26% e 26%, respectivamente.
A coordenadora salienta que o município mais adiantado nas pesquisas é Hulha Negra, com 94,2% do processo concluído. Inicialmente, o número de estabelecimentos era de 886. Já foram visitados, até agora, 1.086. “Já superou a base inicial da pesquisa”, comenta.
Em Bagé, a base é de 1.424 estabelecimentos e 504 já foram visitados, atingindo 41,1%. Em Candiota, o número inicial era de 525 e, até agora, 419 receberam a visita do recenseador, totalizando 60,6% do total. Para Aceguá, o número de estabelecimentos era de 761 e foram recenseados 556, chegando a 72% do previsto. Em Pinheiro Machado e Pedras Altas, os percentuais chegam a 41,7% e 47,5%, respectivamente, totalizando 617 dos 1.823 previstos para Pinheiro Machado e 273 dos 488 estabelecimentos de Pedras Altas.
Laiane comenta que esta semana estão sendo chamados novos recenseadores. O objetivo, segundo ela, é concluir o censo até o dia 28 de fevereiro, mas se não for possível visitar todos os estabelecimentos, o prazo será ampliado. “Faremos o treinamento com os novos recenseadores para tentar finalizar na data”, afirma.


Perfil do campo
A coordenadora solicita que as pessoas recebam os recenseadores e passem as informações para que o IBGE possa identificar as mudanças no perfil da agropecuária. O instituto considera estabelecimento agropecuário toda a propriedade que tiver pecuária, agricultura, silvicultura ou aquicultura e a venda dos produtos sirva para a sobrevivência da família.


Modelo digital

A coleta é totalmente digital, por meio dos dispositivos móveis de coleta (DMCs), que rodam um aplicativo desenvolvido pela Diretoria de Informática do IBGE. O questionário tem perguntas sobre a área plantada, colheita, venda e preço médio, além da receita, despesa e formas de plantio, e leva em torno de 45 minutos para cada estabelecimento.
Após terminar a entrevista com os proprietários dos estabelecimentos rurais, o recenseador envia o questionário com as informações do estabelecimento que visitou. Os dados são checados pelos agentes censitários supervisores e ou regionais, que verificam a consistência das informações.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br