MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Conselho de Agrometeorologia lista orientações para La Niña neste verão

Publicada em 05/01/2018

Em reunião realizada no final de dezembro, o Conselho Permanente de Meteorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs) elaborou documento sobre o prognóstico climático e recomendações técnicas para as culturas de verão nos meses de janeiro, fevereiro e março.
No documento consta que, de acordo com a análise da temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Central, há registro de anomalia negativa, devendo ocorrer a atuação de um evento La Niña moderado no decorrer deste verão, influenciando na redução de chuvas durante o período. Os dias mais quentes, junto com a redução das chuvas, aumentará o risco de deficit hídrico ao longo da estação, especialmente na metade Sul do Estado.


Orientações técnicas
Para o arroz, é recomendado racionalizar o uso da água disponível através de técnicas de manejo adequadas, tais como movimentação mínima da água nos quadros e manutenção de baixas lâminas de água. Existe, também, a recomendação de utilizar adubação nitrogenada em cobertura de acordo com a indicação da análise do solo.
Para o milho, é necessário fazer adubação em cobertura, preferencialmente antes da ocorrência de chuvas ou quando o solo apresentar disponibilidade de água adequada. Existe, ainda, a recomendação de irrigar, quando necessário, preferencialmente, durante a floração e o enchimento de grãos.
Na soja, o recomendado é irrigar, quando necessário, preferencialmente durante a floração e desenvolvimento de vagens. Também é preciso realizar os tratos culturais recomendados para a cultura.

Hortaliças
A recomendação é irrigar, quando necessário, pela manhã, e dar preferência à irrigação por gotejamento. Recomenda-se a produção de mudas em ambiente protegido no sentido de garantir a qualidade das mesmas. Em ambientes protegidos (túneis e estufas) deve-se proceder a abertura o mais cedo possível, pela manhã. Realizar o fechamento ao pôr do sol. Caso não haja irrigação, evitar a produção de mudas em recipientes que acarretem a perda do sistema radicular.

Fruticultura
É recomendado promover o manejo da vegetação em pomares com coberturas verdes, de forma que propicie a cobertura morta na projeção da copa das frutíferas para proteger o solo. Também recomenda-se usar o raleio de frutas como prática indispensável e, quando necessário, irrigar pela manhã, dando preferência à irrigação por gotejamento.
Não havendo molhamento foliar em cultivos sob cobertura plástica, é preciso evitar a aplicação de defensivos agrícolas. Em pomares jovens, deve-se suplementar com irrigações para favorecer o estabelecimento das plantas, associada a práticas de manejo na linha (aplicação de dessecantes e/ou roçadas).


Forrageiras
No manejo de plantas forrageiras, o ideal é promover a manutenção da cobertura de solo e de boa disponibilidade de forragem, através de cargas animais adequadas. Recomenda-se reduzir a carga animal na pastagem durante o período de estiagem e aumentar o estoque de forragens na propriedade, seja no campo (redução da carga animal e diferimento de potreiros), seja através de forragens conservadas (feno ou silagem). Também é indicado utilizar suplementações estratégicas para as categorias dos rebanhos mais necessitados nos períodos em que ocorrerem estiagens. Quando possível, indica-se a irrigação de pastagens cultivadas nos períodos de estiagem.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br