MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Escola de Novo Hamburgo constrói maquete da cidade cenográfica construída no Parque do Gaúcho

Publicada em 05/01/2018
Escola de Novo Hamburgo constrói maquete da cidade cenográfica construída no Parque do Gaúcho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Maquete tem área de 20 metros quadrados

A Cidade Cenográfica de Santa Fé, construída no Parque do Gaúcho, em Bagé, para as gravações do filme “O Tempo e o Vento”, em 2011, foi transformada em maquete, por professores, bolsistas e alunos do Colégio Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, em Novo Hamburgo, na região Metropolitana do Estado.
A estrutura foi inaugurada, no colégio, no dia 8 de dezembro de 2017, data que celebra a padroeira de Santa Fé, Nossa Senhora da Conceição. A maquete tem área de 20 metros quadrados, sendo que cada metro corresponde a 25 metros da verdadeira Cidade Cenográfica.
A construção da maquete foi ideia do professor de literatura e língua portuguesa Vladimir Schnee Krueger, e é baseada em imagens tiradas do filme e de vídeos enviados pela bajeense Ana Cláudia Wrasse Salazart, parente de um dos bolsistas envolvidos no projeto.

Projeto interdisciplinar
A iniciativa de construir a maquete faz parte de um projeto interdisciplinar, intitulado "Santa Fé: A cidade que nos representa". O projeto, realizado por bolsistas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), nos meses de abril a setembro e de outubro a dezembro do ano passado, teve o objetivo de ligar os alunos às suas raízes por intermédio da obra literária de Érico Veríssimo, que deu origem à produção cinematográfica para qual a cidade foi criada.
Krueger, que já tinha assistido ao filme “O Tempo e o Vento”, conta que decidiu aliar o projeto às atividades do professor de matemática Jaquer Salin Frolish, que anualmente constrói maquetes com seus estudantes.
Além de Krueger e Frolish, o projeto também teve a coordenação das professoras Ana Sofia Vogel Duarte, de Artes, e Cristiane Volkar da Rosa, de Matemática.
O professor de Literatura explica que o projeto foi realizado com seis turmas do colégio, sendo uma de oitavo ano do Ensino Fundamental, duas do segundo ano do Ensino Médio e três do terceiro ano do ensino médio. Foram abordados temas relacionados a disciplinas como língua portuguesa, história, geografia, artes, matemática, religião e biologia.

Restauração
A Cidade Cenográfica que serviu de inspiração agora deve ser revitalizada. A primeira reunião da Associação Centro Cultural e Turística Cidade de Santa Fé acontece no dia 9 de janeiro, a partir das 19h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba). Na ocasião, será aprovado o estatuto da entidade e acontecerá a eleição da sua diretoria e conselho fiscal.
A proposta é do Conselho Municipal de Turismo, debatida durante o ano de 2017 e confirmada em 12 de dezembro. O presidente do Conselho, Edson Mor, destaca que o objetivo da associação é buscar uma nova forma de gestão público-privada para que o local se torne uma maior atração turística, promovendo ações para arrecadação de recursos para o restauro da infraestrutura da cidade cenográfica.
A partir da criação da associação, todos os recursos gerados pela venda de ingressos e locações de espaços será destinados exclusivamente para a manutenção da cidade de Santa Fé. Mor salienta que o Conselho de Turismo e a associação criada serão duas entidades distintas, mas que haverá colaboração entre as partes, principalmente nesta fase inicial. “Precisamos restaurar a cidade de Santa Fé, pois consideramos que o local tem grande potencial para turismo cultural, um tema muito importante para Bagé”, disse o presidente do conselho.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br