ANO: 25 | Nº: 6455
05/01/2018 Cidade

Sistema de Segurança Integrada permite instalação de videomonitoramento em Aceguá

Foto: Arquivo JM

Sede do município também terá equipamentos
Sede do município também terá equipamentos

A Prefeitura de Aceguá aderiu ao Sistema de Segurança Integrada do Rio Grande do Sul (SIM/RS), que viabiliza a implantação de 20 câmeras de videomonitoramento em diferentes pontos do município. O termo de adesão foi assinado com o governo do Estado em dezembro do ano passado. O Executivo está finalizando o projeto, com estimativa dos recursos necessários, que será repassado ao governo estadual.
De acordo com o prefeito Gerhald Martens (doutor Geraldo), do PSDB, o projeto prevê cercamento eletrônico em vários pontos do município, incluindo locais estratégicos, como estradas vicinais e entroncamento de saída para o Uruguai. Também serão instaladas unidades na Colônia Nova, que tem sido alvo constante de assaltantes. “A rede inicia no (arroio) Valente e cobre vários cruzamentos, até chegar a sede”, ressalta.
O prefeito enfatiza que é inconcebível um município com 4,5 mil habitantes registrar 175 ocorrências de abigeato, assaltos, roubos e até sequestro. Ele comenta que na última ocorrência, o gerente de um estabelecimento foi rendido em casa, encapuzado e levado até o trabalho para abrir o cofre. “Os ladrões fugiram pela estrada dos assentamentos e atiraram o carro em um arroio”, conta.


Vantagens do convênio
O município terá o prazo de 60 meses para implantar o sistema. Com a adesão ao SIM/RS, o município poderá utilizar sistemas como o Operador Nacional dos Estados (ONE) e o Controle e Monitoramento de Veículos (CMV), e terá a atuação conjunta ou de acordo com a definição das respectivas competências.
O termo de adesão também prioriza e otimiza o Centro Integrado de Operações (Ciop), que irá funcionar na sede da Brigada Militar, em Aceguá. O SIM/RS prevê, ainda, auxílio técnico visando à implementação e aprimoramento dos sistemas de videomonitoramento e cercamento eletrônico, além de acesso ao Sistema de Consultas Integradas, compartilhamento de estatísticas e colaboração na capacitação e treinamento das Guardas Municipais.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...