MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Novo nível de transparência

Publicada em 06/01/2018

Com base em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o Ministério Público, os Tribunais de Contas, os Conselhos de Contas e a entidades registradas na Justiça Eleitoral poderão ter acesso às informações bancárias, fiscais e patrimoniais de candidatos a todos os cargos eletivos. A medida, que recebeu parecer favorável do senador Hélio José, do Pros do Distrito Federal, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, abrange, inclusive, postulantes aos legislativos municipais. E o argumento é forte.
A alteração na Carta Magna parte de um princípio simples, reconhecendo que, na prática, “os sigilos bancário, fiscal e patrimonial estariam abertos aos órgãos de fiscalização e controle já a partir do registro de cada candidatura, de vereador à presidente da República”, conforme especifica nota da Agência Senado. Hélio José aponta, em seu relatório, que disponibilizar as informações “não só inibe a pretensão de quem tem muito a esconder, quanto determina um comportamento ético dos eleitos". Mas a mudança é complexa.
Mais do que mexer com um direito fundamental, a proposta promove uma reflexão sobre o tamanho da crise de ética da classe política. O próprio autor da matéria, senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, reconhece que a intenção é "moralizar”. É evidente que o sistema vai permitir uma leitura muito mais aguçada sobre o perfil de cada candidato. Por outro lado, o modelo estabelece uma nova relação de transparência, generalizando, contraditoriamente, a desconfiança sobre os postulantes a cargos públicos. Culpa do contexto.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br