MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mais de 30 motoristas já utilizam CNH Digital na região

Publicada em 09/01/2018
Mais de 30 motoristas já utilizam CNH Digital na região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Documento digital está disponível no Estado desde dezembro do ano passado

Pelo menos 38 condutores já possuem Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e) na região. A informação, que vem da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), foi solicitada pelo Jornal MINUANO e entregue pela assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS).
Destes motoristas, 24 são de Bagé, sete de Caçapava do Sul, cinco de Dom Pedrito e dois de Candiota. Até a semana passada, base de dados do levantamento divulgado ontem, nenhum condutor de Hulha Negra e de Lavras do Sul possuía a CNH-e.
A CNH-e é uma versão virtual da carteira de motorista, que pode ser acessada por celulares. O documento digital tem o mesmo valor jurídico do documento impresso, podendo o condutor optar por utilizá-lo ou não.
O serviço foi disponibilizado para os gaúchos desde o dia 22 de dezembro de 2017 e já foi providenciado por mais de 2 mil motoristas no Rio Grande do Sul, o qual é um dos seis primeiros estados do País a adotar a documentação digital.


Como utilizar
Para utilizar a CNH-e, o condutor deve ter um documento no novo modelo, que contém o QR Code (código escaneável em aparelhos eletrônicos) na parte interna. Todos que tiveram a CNH emitida após maio do ano passado, já possuem esse modelo.
Se o condutor ainda possui o documento antigo, sem o QR Code, pode esperar a próxima renovação ou pedir uma segunda via do documento, em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC).
Antes de baixar o aplicativo da CNH-e, no programa Google Play Store ou na App Store, o condutor deve ter número de celular e endereço de e-mail cadastrados na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para isso, as opções são duas: dirigir-se a qualquer CFC, informar os dados, caso não estejam atualizados, e então realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran; para quem possui certificação digital, comunicar todos os dados diretamente no Portal.

Alerta do Detran
O Detran/RS faz um alerta para aqueles que optarem por utilizar o documento digital. Embora a CNH-e seja acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados, é preciso estar atento para a bateria e o correto funcionamento do aparelho.
Para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado ou não estiver funcionando, será considerado que o condutor não está portando o documento. Neste caso, ele será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br