MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Canto Moleque será realizado no Centro Cultural de Candiota

Publicada em 11/01/2018
Canto Moleque será realizado no Centro Cultural de Candiota | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento anterior aconteceu em 2015

A 22ª edição do Canto Moleque da Canção Nativa acontecerá no Centro Cultural Candiota 1, na Vila Residencial, nos dias 23, 24 e 25 de março, junto com as comemorações de aniversário do município.

Esta é a primeira vez que o Canto Moleque acontece no local, cedido ao município pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), em 2014. A última edição do evento aconteceu em 2015, no Ginásio Dario Lassance.

Conforme o integrante da comissão organizadora do festival, Márcio Vieira, a intenção do Executivo municipal é utilizar o complexo em sua totalidade, tornando o prédio histórico, que sediou a primeira usina no município, em um local de intenso movimento cultural.

Inscrições

As inscrições para a competição iniciarão entre os dias 15 e 20 de fevereiro, com previsão para término em 10 de março. Ainda nesta semana, a comissão organizadora do festival, presidida pelo prefeito Adriano Castro dos Santos, do PT, se reunirá para discutir os prazos e pendências do evento, como os shows de encerramento e a escolha da comissão julgadora.

Vieira adianta que o Executivo pretende disponibilizar um sistema via internet, para que os competidores se inscrevam e mandem suas canções para a triagem.

Nesta edição, os concursos acontecem nas categorias mirim (masculino e feminino), juvenil (masculino e feminino) e especial (competição única). A estimativa é de que após a triagem, sejam oportunizadas 50 vagas no total, sendo dez para cada modalidade.


Etapa municipal

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota, Fabiano Aquere, a comissão organizadora está trabalhando para a realização de uma etapa municipal da competição.

O secretário explica que a proposta tem o objetivo de valorizar os músicos locais, além de incentivar a produção musical no município. Também estão sendo tratadas as possíveis realizações de oficinas de música e seminários nas escolas.

 

Buscando recursos

Ontem, com o objetivo de diminuir os gastos públicos com festival, integrantes da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota estiveram em Porto Alegre, buscando recursos de empresas públicas e privadas, ligadas ao município. O secretário da pasta afirma que os empreendimentos foram receptivos e encaminharam o pedido para análise. O evento foi reconhecido pela lei 14.887, de junho de 2016, como de relevante interesse cultural para o estado do Rio Grande do Sul. A expectativa é de que o evento nativista também receba fundos da Lei Rouanet.


Soberanas

A corte do 22º Canto Moleque foi escolhida no dia 2 de dezembro do ano passado, no Centro Cultural. As responsáveis pela divulgação e promoção do festival de música são a rainha Paola Largue, 20 anos; a primeira princesa, Renatha Moreira; e a segunda princesa, Letícia Antunes.

As candidatas passaram por três etapas de avaliação, sendo elas, a prova objetiva, a avaliação oral e o desfile. O tema das provas objetiva e oral foi a história de Candiota e do Canto Moleque. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br