MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Duas agroindústrias de laticínios de Hulha Negra serão oficializadas

Publicada em 12/01/2018
Duas agroindústrias de laticínios de Hulha Negra serão oficializadas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Agromap recebeu várias inspeções até conseguir alvará

A comercialização de produtos de duas agroindústrias familiares de Hulha Negra será realidade a partir de hoje. A Pampalac, da produtora Janete Raddatz, e a Agromap, da produtora Marili Porto, receberão as licenças sanitárias para iniciar a comercialização.
A Pampalac produz queijos coloniais (temperado, tipo minas frescal, tipo minas frescal temperado, com azeitona, tomate seco, orégano, salsinha) e a Agromap é especialista em bebida láctea (iogurte), além de queijos coloniais e colonial temperado, manteiga e doce de leite.
De acordo com a extensionista da Emater, Jocasta Pedroso, foram vários anos até a liberação das agroindústrias familiares. Ela cita, entre pontos importantes sobre a implantação, o retorno dos jovens ao meio rural, para trabalharem com seus pais, na agroindústria familiar. “Estão fazendo o caminho inverso de uma parte considerável de filhos de agricultores que estão deixando o meio rural”, ressalta.
Jocasta salienta outro aspecto que impulsionou a criação das agroindústrias, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que garante a compra dos produtos para a alimentação escolar no município. 
Segundo a extensionista Carmen Casseres, foram várias etapas vencidas até a formalização das agroindústrias. Ela salienta que as unidades ficam situadas nos assentamentos e com essa liberação do alvará sanitário, as empresas irão sair da informalidade. “A geração de renda é muito importante para essas famílias”, informa.


Susaf

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Fernando Lima, no final de 2017, Hulha Negra conseguiu implantar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que permite aos pequenos agricultores comercializem os produtos dentro da cidade.
O próximo passo é chegar ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que permitirá o trânsito dos produtos para outras cidades. “Temos duas agroindústrias de panificação que já comercializam para a merenda escolar e para o Exército em Bagé”, disse.


Comercialização de uvas
Além da liberação do alvará, Lima conta que hoje haverá a venda oficial de uvas produzidas no assentamento Abrindo Fronteiras. A solenidade de abertura da feira e liberação dos alvarás deve acontecer a partir das 10h, na prefeitura de Hulha Negra.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br