ANO: 25 | Nº: 6332
13/01/2018 Cidade

Bagé promove ações da campanha Janeiro Branco

Foto: Divulgação

Carla realiza atividade com grupo de gestantes, hipertensos e diabéticos na ESF São Bernardo
Carla realiza atividade com grupo de gestantes, hipertensos e diabéticos na ESF São Bernardo

Promovendo diversos debates sobre a Saúde Mental e questões ligadas à felicidade, as atividades da campanha Janeiro Branco, em Bagé, iniciaram na terça-feira, 9, e se estendem até o dia 19. Durante a semana, ações foram realizadas, no Caps Infantil e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), dos bairros Ivone e do São Bernardo.
Promovida, e, nível local, pela Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, a campanha é um marco estratégico proposto pelo psicólogo Leonardo Abrahão, de Uberlândia, Minas Gerais. Segundo a coordenadora da saúde mental de Bagé, Carla Finger, desde 2016 a campanha faz parte do calendário oficial de saúde na cidade.
A coordenadora relembra que o Janeiro Branco foi inspirado no Outubro Rosa e o mês foi escolhido para ser símbolo da campanha pelo fato de que, culturalmente, existe um clima de início de ciclos e renovação de projetos de vida.
Carla também explica que o branco foi escolhido por ser a luz pura, em que há uma reflexão total das sete cores e o ponto de partida de qualquer projeto. “É a partir do branco que iniciamos a escrever nossas histórias”, declara.

Próximas atividades
Na segunda-feira, dia 15, na unidade de saúde do bairro Camilo Gomes, às 8h, um grupo formado por gestantes de alto risco participará de uma roda de conversa sobre autoestima, com a psicóloga Andréa Sosa Tadeu.
No mesmo dia, das 9h às 17h, as pessoas que estiverem na sala de espera do Caps II, localizado na avenida Marechal Floriano, 1499, receberão mini palestras sobre a temática da campanha, ministradas por funcionários dos Caps. Na oportunidade, o grupo da Inclusão através da Música (IAM) realizará uma serenata para os pacientes.
Na quarta-feira, as atividades iniciam às 10h30min, no Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais). Na ocasião, a psicóloga Dilce Helena dos Santos realizará uma mini palestra em alusão ao Janeiro Branco, para os funcionários do Sais.
Pela tarde, às 14h, o grupo de tabagismo e residentes do UAA participará de uma roda de conversa sobre as expectativas para 2018, com a professora Rúbia Marinho e sua equipe. O encontro acontecerá no Caps AD, localizado na Avenida General Osório, nº 352.
No dia 18, às 9h, as crianças e adolescentes participarão do evento “Café Divertido Descobrindo o Teatro”, no Caps Infantil, oferecido pelo jornalista Gladimir Aguzzi.
As atividades devem encerrar no dia 19, no Salão Nobre da Prefeitura, das 14h às 17h, com a palestra “A Energética da Essência”, ministrada pela psicopedagoga Ana Magali Sosa Marques e pelo professor de música Emerson Jardim.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...