ANO: 25 | Nº: 6331
13/01/2018 Cidade

Bajeense recebe título de membro honorário da Academia Nacional de Cirurgia da França

Foto: Divulgação

Honraria é concedida por trabalhos realizados
Honraria é concedida por trabalhos realizados

O cirurgião bajeense, especialista em aparelho digestivo, Antônio Kalil, recebeu, na quarta-feira, o título de membro honorário da Academia Nacional de Cirurgia da França (Académie Nationale de Chirurgie). A solenidade aconteceu no Grande Anfiteatro da Escola de Medicina de Paris.
Conforme Kalil, a entrada na academia se dá através de indicação de seus membros. O cirurgião foi indicado por dois professores da Université de Paris. Ele conta que seu currículo foi solicitado no mês de julho de 2017 e analisado pela academia. “Fui aceito pelo trabalho na área de cirurgia hepatobiliar e laparoscópica”, salienta. 
O médico ressalta que possui uma relação científica com Paris desde a década de 1990 e informa que o título de membro honorário é concedido através do trabalho realizado. Ele explica que o ingresso na academia acontece através de indicação e após eleição interna de seus membros. “Isso aumenta a importância do título. É uma honra máxima receber essa nomeação, como membro honorário da academia de cirurgia da França”, destaca.
Kalil é responsável por alguns procedimentos inéditos no Brasil, como a primeira ressecção de fígado por laparoscopia e introdução de tumores de fígado por radiofrequência. Também foi um dos criadores de um equipamento para tratamento de tumores intraperitoniais avançados.
A mãe e dois irmãos do especialista residem em Bagé. Ele enfatiza que possui uma relação próxima com a comunidade médica do município, além de muitos pacientes da cidade com quem tem relação de amizade. “Sempre que posso, gosto de passar alguns dias na terra natal”, salienta.


Vida profissional
O cirurgião nasceu em Bagé, em 1963. Foi alfabetizado pela professora Branca Brum Ramos, aos cinco anos. Também estudou no Colégio Auxiliadora, até os 14 anos. Foi para porto Alegre, onde ingressou na Universidade Federal de Ciências da Saúde e concluiu a graduação em Medicina e a residência, em 1985. O médico também realizou mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A ligação de Kalil com a França iniciou em 1992, quando participou do Centro Hepato-Biliar da Universidade de Paris, e através de concurso obteve o Diploma Universitário de Cirurgia Hepato-Biliar e Transplante Hepático pela Faculdade de Medicina Paris-Sud/Université de Paris XI.
Atualmente, o cirurgião atua como professor associado da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e é chefe do Serviço de Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Porto Alegre. Também é membro do conselho superior da Sociedade de Cirurgia Videoendoscópica do Rio Grande do Sul, vice-presidente do Diretório Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, membro ativo e ex-presidente do Brazilian Chapter of International Hepato-Pancreato-Biliary Association.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...