MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bloco Maria do Bairro realiza primeiro ensaio aberto do Carnaval de Porto Alegre

Publicada em 16/01/2018
Bloco Maria do Bairro realiza primeiro ensaio aberto do Carnaval de Porto Alegre | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bloco reúne milhares de pessoas na Cidade Baixa

O Bloco Maria do Bairro, responsável pelo retorno dos carnavais de rua em Porto Alegre, teve, no domingo, seu primeiro ensaio aberto para o desfile deste ano. O evento aconteceu à tarde, na Fundação Iberê Camargo. O samba-enredo deste ano, intitulado "Um Jardim de Purpurina", foi lançado no mesmo dia.
Conforme o cineasta bajeense Zeca Brito, um dos fundadores do Maria do Bairro, o bloco foi criado em 2007, para retomar o Carnaval de rua na capital gaúcha, com a intenção de lembrar a história do samba no Rio Grande do Sul.
Ele conta que o Carnaval de rua em Porto Alegre foi interrompido durante o regime militar. O bloco cumpre a função de valorizar a cultura popular e apropriar a Cidade Baixa como um reduto do samba, sendo que pelo local já passaram grandes nomes da música popular brasileira, como Lupicínio Rodrigues, Caco Velho e Jerônimo Jardim.
Em 2007 e 2008 foi o único bloco em atividade em Porto Alegre, dando origem, a partir de 2009, a um movimento popular que hoje já ultrapassa 50 blocos de rua por toda a cidade.
O Maria do Bairro mobiliza, além de diversos representantes da classe artística da cidade, como cineastas, músicos, atores, artistas visuais e escritores, a comunidade do samba e moradores da Cidade Baixa e do interior do Estado que não resistem às velhas marchinhas e ao samba no pé do mais tradicional bloco de rua da capital.

Samba-enredo
Desde sua fundação, uma das principais características do Maria do Bairro é o samba-enredo, que homenageia a cultura do Carnaval e artistas consagrados da música popular brasileira.
A canção deste ano tem autoria de Zeca Brito, Sapiran Brito e Wandi do Cavaco. Na música, são lembrados poemas e letras importantes da carreira do jaguarense Jerônimo Jardim, como “Purpurina”, grande vencedora do Festival da Canção MPB-Shell 81 da Rede Globo e “Astro Aragano”, canção que conquistou a Califórnia da Canção Nativa, em 1985.
De acordo com Zeca, a escolha do homenageado desta edição se justifica pela importância de Jardim como um dos maiores nomes gaúchos na MPB. O artista, de 72 anos, teve canções interpretadas por Elis Regina, Shana Müller e Lucinha Lins.
"A homenagem reconhece a importância de um dos compositores mais sofisticados da música brasileira, que nunca perdeu os vínculos com a cultura popular", resume Zeca.
O carnavalesco também destaca a afinidade do compositor com o Maria do Bairro, “Jerônimo tem uma grande afinidade com o bloco, é uma pessoa que incentiva e tem carinho pelo trabalho que a gente faz. Então, de alguma maneira, é como homenagear um dos integrantes, uma pessoa que fez o bloco acontecer” diz.


Atrações confirmadas

A já tradicional Banda do Bloco, formada por 16 integrantes que tocam clássicos do samba e marchinhas de Carnaval, já está confirmada para essa edição. A festa também contará com convidados especiais, como a bateria mirim Areal da Baronesa do Futuro, escola de samba formada por 70 crianças, além de cantores e carnavalescos, que subirão no trio elétrico para cantar e homenagear o compositor gaúcho Jerônimo Jardim. A agenda do bloco ocorre anualmente, desde 2007, na Cidade Baixa, na rua Sofia Veloso, e este ano acontecerá no dia 3 de fevereiro, das 17h às 22h.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br